Geral

Sistema de alerta para inundações vai monitorar bacia do rio Itapemirim

A meta é instalar os novos instrumentos de medição em pontos estratégicos da bacia do rio Itapemirim, e assim, realizar um monitoramento completo da chuva

Sistema de alerta para inundações vai monitorar bacia do rio Itapemirim Sistema de alerta para inundações vai monitorar bacia do rio Itapemirim Sistema de alerta para inundações vai monitorar bacia do rio Itapemirim Sistema de alerta para inundações vai monitorar bacia do rio Itapemirim
Foto: Divulgação

Nesta semana, representantes das coordenadorias municipal e estadual da Defesa Civil e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), se reuniram para detalhar os equipamentos necessários para o funcionamento do sistema de monitoramento e alerta para cheias e inundações em Cachoeiro de Itapemirim, que deverão ser instalados em pontos estratégicos da bacia do rio Itapemirim.

O processo de aquisição dos equipamentos deverá ser definido entre prefeitura e governo estadual nas próximas semanas. Na reunião, o biólogo Luiz Henrique Muniz de Aquino, da Agerh, afirmou que a proposta é construir uma rede de monitoramento com pluviômetros e telemétricos, que ajudam a quantificar o volume de chuva nas áreas de risco, contribuindo, dessa forma, para antecipar cenários e ações de evacuação dos moradores, em caso de necessidade.

“Saímos da estaca zero e já temos o planejamento, já sabemos que precisamos instalar os equipamentos em cerca de sete locais diferentes. A ideia é que o cidadão consiga receber o alerta o mais rápido possível. O município já possui o mapeamento das áreas de risco, o que facilita a identificação das áreas prioritárias. Em seguida, faremos a visitação”, afirmou Luiz Henrique, completando que o Espírito Santo está se preparando mais para enfrentar ocasiões excepcionais, como a das enchentes de janeiro.

“Esse é um processo de construção conjunta entre Defesa Civil Municipal e Estadual, com objetivo de conseguir informações mais precisas para alertar a população em tempo hábil para situações de risco. O intuito é que Cachoeiro esteja cada vez mais preparado e seguro”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Francisco Inacio Daroz.