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Termo 'gênero' fica de fora do Plano Municipal de Educação

Termo ‘gênero’ fica de fora do Plano Municipal de Educação Termo ‘gênero’ fica de fora do Plano Municipal de Educação Termo ‘gênero’ fica de fora do Plano Municipal de Educação Termo ‘gênero’ fica de fora do Plano Municipal de Educação

São Paulo – Após quase quatro horas de debate, os vereadores de São Paulo aprovaram em primeira votação nesta terça-feira, 11, o Plano Municipal de Educação (PME), por 42 votos a 2. O termo “gênero”, cuja inclusão no texto era defendida por entidades LGBT e combatida por religiosos, foi mantido de fora. O PME prevê metas para a educação nos próximos 10 anos em São Paulo.

Os únicos vereadores a votar contra o plano do jeito como está foram o vereador Toninho Vespoli (PSOL) e Ricardo Young (PPS). Substitutivos ao texto ainda deverão ser apresentados pelos parlamentares até a próxima votação, no dia 25.

Desde cedo, manifestantes de movimentos LGBT e entidades ligadas às igrejas Católica e Evangélica protestavam na frente da Câmara Municipal, região central de São Paulo, a favor e contra a inclusão da “igualdade de gênero” no PME.

Projeto

O projeto de lei, que prevê uma série de metas para a educação no município, tem causado polêmica pela discussão sobre a inclusão da igualdade de gênero, que foi retirada nas últimas discussões da casa. Em todas as sessões, movimentos opostos – LGBT e religiosos – têm disputado espaço no plenário para protestar.

Em julho, os vereadores de São Paulo derrubaram, por sete votos a um, parecer ao texto do PME que incluía, entre as metas, a promoção da igualdade de gênero nas escolas. Com isto, a discussão ficou fora do PME e segue o mesmo caminho do Plano Nacional de Educação (PNE), que no ano passado enfrentou resistência quanto a este ponto, que acabou eliminado do texto final.

Confira os pontos em que a identidade de gênero é citada no PME

3.17. Desagregar, cruzar e analisar anualmente todos os indicadores educacionais com relação à renda, raça/etnia, sexo, deficiências e aprimorar o preenchimento do quesito raça/cor e do nome social de educandos travestis e transgêneros no Censo Escolar de modo a conhecer e atuar de forma mais precisa em relação à permanência, transformações e desafios vinculados às desigualdades na educação.

3.19. Instaurar para as instituições escolares protocolo para registro e encaminhamento de denúncias de violências e discriminações de gênero e identidade de gênero, raça/etnia, origem regional ou nacional, orientação sexual, deficiências, intolerância religiosa, entre outras, visando a fortalecer as redes de proteção de direitos previstas na legislação.

3.20. Promover ações contínuas de formação da comunidade escolar sobre sexualidade, diversidade, relações de gênero e Lei Maria da Penha n° 11.340, de 7 de agosto de 2006, através da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com Instituições de Ensino Superior e Universidades, preferencialmente públicas, e desenvolver, garantir e ampliar a oferta de programas de formação inicial e continuada de profissionais da educação, além de cursos de extensão, especialização, mestrado e doutorado, visando a superar preconceitos, discriminação, violência sexista, homofóbica e transfóbica no ambiente escolar.

3.21. Difundir propostas pedagógicas que incorporem conteúdos sobre sexualidade, diversidade quanto à orientação sexual, relações de gênero e identidade de gênero, por meio de ações colaborativas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, dos Conselhos Escolares, equipes pedagógicas das Unidades Educacionais e sociedade civil.

6.5. Implementar políticas de prevenção à evasão motivada por preconceito e discriminação à orientação sexual ou à identidade de gênero e étnico-racial, criando rede de proteção contra formas associadas de exclusão.

7.4. Fomentar a implementação de políticas de prevenção à evasão motivada por preconceito e discriminação à orientação sexual ou à identidade de gênero e étnico-racial, criando rede de proteção contra formas associadas de exclusão.