Geral

Trump busca vencer caucus em Nevada para consolidar vantagem entre republicanos

Trump busca vencer caucus em Nevada para consolidar vantagem entre republicanos Trump busca vencer caucus em Nevada para consolidar vantagem entre republicanos Trump busca vencer caucus em Nevada para consolidar vantagem entre republicanos Trump busca vencer caucus em Nevada para consolidar vantagem entre republicanos

Las Vegas – O empresário Donald Trump aposta que sua campanha não ortodoxa lhe garantirá a vitória na terceira primária seguida, no caucus do Partido Republicano em Nevada desta terça-feira. Além disso, os senadores Marco Rubio e Ted Cruz disputam para ver quem pode se consolidar como o principal rival de Trump.

O entusiasmo por Trump esteve à mostra na noite de segunda-feira, durante um evento em Las Vegas que atraiu mais de 6 mil pessoas na South Point Arena. O pré-candidato venceu as primárias republicanas na Carolina do Sul, no sábado, e em New Hampshire, mais cedo neste mês.

Trump disse a seus partidários que não é muito fã do sistema de caucus para a escolha dos delegados que votarão na convenção nacional do partido. Ele lidera com ampla margem, nas poucas pesquisas de intenção de voto realizadas em Nevada. Mas ele estava à frente nas sondagens em Iowa, porém terminou atrás de Cruz na ocasião. Como o modelo de caucus em Nevada requer mais compromisso de tempo dos eleitores e ocorre em uma noite de terça-feira, Cruz e Rubio esperam obter vantagem sobre o rival.

Rubio busca se posicionar como o pré-candidato do establishment partidário, após o ex-governador da Flórida Jeb Bush deixar a disputa. Já Cruz mostra sinais de dificuldade, depois de ficar em terceiro na Carolina do Sul. O senador pelo Texas tem um teste crucial em 1º de março, a chamada Super Terça, quando serão realizadas primárias em vários Estados, entre eles o Texas e outros Estados do sul do país.

Na disputa entre os pré-candidatos do Partido Democrata, Hillary Clinton está à frente, após vencer o caucus de sábado em Nevada. Ela tem agora um total de 52 delegados em primárias e caucus, dos 2.383 necessários para obter a nomeação na convenção nacional democrata. O rival dela, o senador por Vermont Bernie Sanders, tem 51 delegados.

A ex-secretária de Estado espera ampliar a vantagem neste sábado, na primária democrata na Carolina do Sul, onde as pesquisas mostram que Hillary tem forte apoio entre a população afro-americana. Isso também pode ser importante na Super Terça, que será realizada em vários Estados do sul onde esse grupo populacional é parte importante dos eleitores democratas. Sanders diz que não deixará a disputa e que sua campanha tem tempo para retomar o terreno perdido. Fonte: Associated Press.