Geral

Trump retira EUA do acordo nuclear com Irã

Trump retira EUA do acordo nuclear com Irã Trump retira EUA do acordo nuclear com Irã Trump retira EUA do acordo nuclear com Irã Trump retira EUA do acordo nuclear com Irã

O presidente americano Donald Trump anunciou nesta terça-feira, 8, que vai retirar os Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã, assinado em 2015, durante o governo de Barack Obama. “Se eu permitir que esse acordo continue, logo haverá uma corrida de armas nucleares no Oriente Médio”, afirmou o presidente.

O pacto foi estabelecido entre Irã, EUA e potências mundiais e recuou na maioria das sanções econômicas impostas a Teerã, desde que o país obedecesse determinações para limitar seu programa de armas nucleares.

Trump falou ainda nesta terça-feira com o presidente da França, Emmanuel Macron, e com o líder chinês Xi Jinping sobre sua decisão. O gabinete de Macron afirmou que os dois conversaram sobre “paz e estabilidade no Oriente Médio”, mas não forneceu detalhes. O presidente francês é forte apoiador da manutenção do acordo e tentou persuadir Trump a manter a negociação durante visita a Washington em abril.