Geral

Um terço dos distritos da capital paulista não tem leito hospitalar

Um terço dos distritos da capital paulista não tem leito hospitalar Um terço dos distritos da capital paulista não tem leito hospitalar Um terço dos distritos da capital paulista não tem leito hospitalar Um terço dos distritos da capital paulista não tem leito hospitalar

São Paulo – Quase um terço dos 96 distritos da capital paulista não tem leito hospitalar e a variação entre a oferta desse tipo de serviço entre os bairros paulistanos chega a 881 vezes. Os números fazem parte do Mapa da Desigualdade em São Paulo, apresentado na terça-feira, 19, pela Rede Nossa São Paulo. Essa publicação mostra ainda distorções em indicadores de educação, cultura, habitação e segurança, por exemplo.

No caso da saúde, o mapa revela que enquanto o Jardim Paulista, na zona oeste, tem 35,53 leitos por mil habitantes, a Vila Medeiros, distrito da zona norte com o pior índice desse tipo de serviço, tem taxa de 0,04.

Trinta distritos, a maioria deles localizados na periferia da cidade, não têm nenhum leito hospitalar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o índice de 2,5 a 3 leitos por mil habitantes.

A Prefeitura de São Paulo promete entregar três novos hospitais até o fim desta gestão nos bairros de Parelheiros e Vila Santa Catarina (ambos na zona sul) e de Brasilândia (na zona norte).

O documento mostra ainda que quase dois terços dos distritos paulistanos não contam com centros culturais nem qualquer outro espaço de cultura. Cinemas e teatros são inexistentes para o mesmo porcentual de bairros.

O mapa aponta ainda leve crescimento de domicílios em favelas desde 2010. O índice de casas nesse tipo de área passou de 10,8%, em 2011, para 11,1%, em 2014. Enquanto a Vila Andrade, na zona oeste, tem quase metade das suas casas em favelas (49%), Pinheiros, na mesma região, tem apenas 0,08% de domicílios nessa condição.

Criminalidade

Os índices de criminalidade também são bastantes variáveis de acordo com o distrito. Enquanto em Marsilac (zona sul), distrito mais violento da cidade, a taxa de homicídios de 2013 foi de 6,16 casos por 10 mil habitantes, em Perdizes, na zona oeste, a taxa não passou de 0,17 óbitos por 10 mil habitantes.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.