Geral

União Europeia nomeia coordenador no combate ao ebola

União Europeia nomeia coordenador no combate ao ebola União Europeia nomeia coordenador no combate ao ebola União Europeia nomeia coordenador no combate ao ebola União Europeia nomeia coordenador no combate ao ebola

Bruxelas – Os líderes da União Europeia concordaram nesta quinta-feira em nomear um coordenador da crise do ebola, como uma forma de reforçar a resposta à propagação do vírus. Christos Stylianides, um médico do Chipre irá assumir o cargo na Comissão Europeia em 1º de novembro.

O movimento segue uma decisão dos EUA de nomear o seu próprio “czar do ebola” na semana passada.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, destacou a urgência de uma ação intensificada pela UE. “O principal risco é, obviamente, a crise de ebola”, declarou. Ele pediu que outros países contribuíssem com mais ajuda.

Até o momento, a União Europeia e seus membros disponibilizaram 600 milhões de euros (US$ 760 milhões) para combater o vírus na África e estão trabalhando para aumentar a capacidade de transporte de agentes de saúde europeus. Cameron quer elevar a ajuda para 1 bilhão de euros.

Os líderes europeus também discutiram a imposição de triagem a passageiros vindos de áreas contaminadas. O comissário de Saúde da UE, Tonio Borg, afirmou na semana passada que a decisão ficara a cargo de cada país. Reino Unido, França e Bélgica adotaram tais medidas, assim como os EUA.

Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu, afirmou aos líderes do bloco econômico que seus países precisam de melhor coordenação. “Por muito tempo a comunidade internacional subestimou o perigo”, declarou. “Devemos fazer tudo no nosso alcance para encerrar o contágio dessa terrível doença.” Fonte: Dow Jones Newswires.