Geral

Vale incentiva reciclagem por meio do Projeto Reciclo

A iniciativa tem sensibilizado moradores sobre como lidar com seus resíduos e ainda gera renda para associações

Vale incentiva reciclagem por meio do Projeto Reciclo Vale incentiva reciclagem por meio do Projeto Reciclo Vale incentiva reciclagem por meio do Projeto Reciclo Vale incentiva reciclagem por meio do Projeto Reciclo
Foto: Divulgação/ Vale

No intuito de fortalecer a operação, gestão e comercialização das associações de catadores, bem como ampliar a coleta seletiva, a Vale tem realizado o Projeto Reciclo em municípios do Espírito Santo. Por conta dessa iniciativa a coleta seletiva nas comunidades foi ampliada. Desde 2021, cerca de 60 novos pontos foram instalados em condomínios e 34 mil impactados com os novos pontos de coleta. Até 2023 serão mais 100 pontos instalados em condomínios e empresas.

O projeto atua com 12 associações de catadores e uma associação de segundo nível, a Rede de Economia Solidária dos Catadores Unidos do Espírito Santo (Reunes), com cerca de 200 pessoas diretamente envolvidas. As organizações participantes estão presentes em sete municípios do Espírito Santo: Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Guarapari, Viana e Colatina.

As ações resultaram em um aumento de renda média mensal dos associados em mais de 40%, chegando a R$ 1,3 mil em 2022. Além disso, dessa forma, é possível gerar melhores condições de trabalho dos catadores ao mesmo tempo em que sensibiliza a população para ampliar a destinação correta de material reciclável.

22115 - VALE - 4267
Divulgação/ Vale
22115 - VALE - 4200
Divulgação/ Vale
22115 - VALE - 4172
Divulgação/ Vale

Outro benefício do projeto é que houve um aumento de 100% do volume do material comercializado entre outubro de 2021 e julho de 2022. Foram 147,5 toneladas em 2021 e 302 toneladas em 2022, média mensal. Essa quantidade de material reciclado equivale a cerca de 1,3 mil toneladas de emissões de CO² evitadas e 270,6 milhões de litros de água poupada.

O síndico Igor Coelho sempre teve o desejo de fazer a diferença na maneira de separar o lixo. Há 13 anos ele reside no condomínio e há 10 meses atua como síndico. Depois que assumiu o cargo ele iniciou a missão de mudar a forma como os resíduos descartados eram separados. Logo, o Projeto Reciclo o buscou para implantar a coleta seletiva no local onde mora.

No condomínio de Coelho os moradores foram instruídos a separar os lixos em suas casas. Os resíduos úmidos são enviados para um abrigo de materiais não recicláveis, enquanto o lixo seco é recolhido e destinado ao abrigo de materiais recicláveis. Posteriormente uma associação passa pelo residencial e recolhe a matéria que pode ser reaproveitada.

22115 - VALE - 4102
Divulgação/ Vale
22115 - VALE - 4082
Divulgação/ Vale
22115 - VALE - 4473
Divulgação/ Vale
22115 - VALE - 4247
Divulgação/ Vale

“Esse projeto tem sido essencial. A maioria dos condomínios não têm um destino certo para seus resíduos, mas agora estão conscientizados sobre suas atitudes e como ajudar o meio ambiente por meio da reciclagem. Hoje o projeto da Vale tem trazido teatro para crianças e orientação para os residentes. Isso tem resultado em conscientização sobre como lidar com material descartável”, diz.

Coelho ainda relata que as pessoas do condomínio vêm aderindo à iniciativa aos poucos. “Nós vamos aplicando até que todos possam participar e contribuir. E a forma que o brasileiro separa o lixo é algo cultural. Então vemos nisso a importância de incluir crianças e pessoas que queiram participar para que uma incentive a outra. E dessa maneira vamos conseguindo a vitória. Imagine se todas as pessoas de diferentes condomínios começassem a fazer isso. Quantas pessoas poderiam ajudar? Seriam diversas vidas contribuindo com o meio ambiente. Esse é um trabalho de formiguinha que aos poucos vamos conseguindo mais gente”, expressa.

O gerente de Sustentabilidade da Vale, Sérgio Costa, destaca que o projeto Reciclo está alinhado com a ambição social da empresa, que tem entre seus pilares a geração de renda para as comunidades e a mineração sustentável, criando valor social. “Para estimular a geração de renda, optamos pelo estímulo a negócios sociais de impacto, ou seja, negócios cuja atividade principal esteja orientada para a resolução de desafios sociais e ambientais, com retorno financeiro e gerando impacto positivo com resultados mensuráveis. O investimento da Vale, iniciado em 2021, inclui capacitação, mentoria, investimentos em equipamentos e reformas, articulação com atores da cadeia para melhoria das relações, dos negócios e captação de recursos, entre outras ações. Os desafios são inúmeros, mas com o apoio de parceiros técnicos e o engajamento das entidades, temos evoluído diariamente, mostrando que com uma ação simples como separar o resíduo doméstico entre seco e úmido já é possível contribuir para transformar o amanhã”, pontua.