Geral

Vaticano aprova diretrizes que permite que homens gays se tornem padres

A orientação sexual dos seminaristas será considerada durante o processo de formação, mas não como único critério analisado. O celibato será exigido

Vaticano aprova diretrizes que permite que homens gays se tornem padres Vaticano aprova diretrizes que permite que homens gays se tornem padres Vaticano aprova diretrizes que permite que homens gays se tornem padres Vaticano aprova diretrizes que permite que homens gays se tornem padres
Foto: Agência Brasil

O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (9) que aprovou diretrizes que permitem que homens gays se tornem padres católicos. Para isso, é preciso que os sacerdotes mantenham o voto de celibato. 

LEIA TAMBÉM: 

>> Cesan inaugura estações com tecnologia de ultrafiltragem de água em Guarapari

>> Idosa morre atropelada na faixa de pedestre em Cariacica e motorista tenta fugir

>> Linhares foi a cidade onde mais choveu no Brasil em 24 horas

A decisão foi publicada no site da conferência de bispos italianos e até o momento, a aprovação é válida apenas para o país europeu. 

Segundo as diretrizes, a orientação sexual dos seminaristas será considerada durante o processo de formação, mas não como o único critério analisado durante as seleções. 

“É apropriado não reduzir o discernimento apenas a este aspecto, mas compreender seu significado dentro do contexto mais amplo da personalidade do jovem”, apontam as diretrizes.

O documento será utilizado em período experimental de três anos. A aprovação vem cerca de 9 anos depois de o Vaticano decretar que seminários não poderiam admitir homens com “tendências homossexuais fortemente arraigadas” em 2016. 

*Com informações do Metrópoles 

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.