Geral

Vaticano pressiona EUA sobre situação de detentos de Guantánamo

Vaticano pressiona EUA sobre situação de detentos de Guantánamo Vaticano pressiona EUA sobre situação de detentos de Guantánamo Vaticano pressiona EUA sobre situação de detentos de Guantánamo Vaticano pressiona EUA sobre situação de detentos de Guantánamo

Cidade do Vaticano – Os Estados Unidos devem encontrar um “solução humanitária adequada” para os prisioneiros de Guantánamo, afirma o Vaticano. O pedido foi feito nesta segunda-feira pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, durante o seu encontro com o secretário de Estado norte-americano John Kerry.

Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, as duas partes discutiram o compromisso dos EUA em fechar as instalações. Parolin afirmou o desejo do papa Francisco de “encontrar soluções humanitárias adequadas aos presos atuais”. O papa Francisco tem dado declarações energéticas sobre a necessidade de proteger os direitos e a dignidade dos prisioneiros. Como papa e também como arcebispo de Buenos Aires, ele se dedicou boa parte de seu tempo ao trabalho com detentos.

Sem citar nominalmente os EUA, o papa criticou duramente a extradição forçada de detentos para outros países feito pela CIA, que é acusada de fazer uso de tortura em seus interrogatórios. Em um discurso em outubro, Francisco denunciou as prisões por tempo indefinido como “sentenças de morte escondidas”.

O presidente Barack Obama lançou novas ações para o fechamento de Guantánamo, e recentemente transferiu cerca de uma dezena de prisioneiros da base, o que diminuiu o número de detentos para cerca de 130. Os Estados Unidos já mantiveram cerca de 700 pessoas em sua prisão na ilha de Cuba. Fonte: Associated Press.