Geral

Vélez provoca protestos ao comparar Brasil com Colômbia de 30 anos atrás

Vélez provoca protestos ao comparar Brasil com Colômbia de 30 anos atrás Vélez provoca protestos ao comparar Brasil com Colômbia de 30 anos atrás Vélez provoca protestos ao comparar Brasil com Colômbia de 30 anos atrás Vélez provoca protestos ao comparar Brasil com Colômbia de 30 anos atrás

Cinquenta parlamentares estão inscritos para falar durante a audiência do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez nesta quarta-feira, 27, na Comissão de Educação da Casa. Em dez minutos de discurso, o ministro provocou protestos da plateia, quando comparou o Brasil à Colômbia de 30 anos atrás.

“O que a Colômbia passou há 30 anos está passando o Brasil agora”, disse o ministro, quando falou sobre a violência que estaria associada a drogas. “O Brasil está doente de uma doença chama crack, que está presente em 98% dos municípios”, acrescentou, pouco depois de falar sobre segurança nas escolas e citar o atentado na cidade paulista de Suzano na Escola Estadual Professor Raul Brasil. Nove pessoas morreram na escola e 11 ficaram feridas quando dois jovens encapuzados entraram na instituição, desferindo golpes com machados e atirando em funcionários e alunos – os agressores se mataram na ação.

O ministro defendeu a necessidade de se fortalecer a segurança nas escolas e citou o depoimento de uma mãe que perdeu um dos filhos na tragédia. Segundo relato de Vélez, a mãe teria dito que, se houvesse um segurança na porta, a tragédia dificilmente teria ocorrido.

O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) sugeriu que Vélez pedisse desculpas pela declaração feita à revista Veja de que brasileiros teriam “comportamento de canibais” em viagens ao exterior.