Geral

Verão no ES pode começar com temperaturas de até 39º no fim de semana

No município de Alegre, a temperatura pode chegar a 39° no próximo domingo (23), segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Verão no ES pode começar com temperaturas de até 39º no fim de semana Verão no ES pode começar com temperaturas de até 39º no fim de semana Verão no ES pode começar com temperaturas de até 39º no fim de semana Verão no ES pode começar com temperaturas de até 39º no fim de semana
Foto: Talita Carvalho

O verão começa oficialmente às 8h23 desta sexta-feira (21) e a nova estação chega com a característica típica: muito sol e calor em todo o Espírito Santo. No município de Alegre, a temperatura pode chegar a 39° no próximo domingo (23), segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE).

O forte calor nesta sexta, sábado e domingo no Estado é provocado pela influência da massa de ar seco e do vento norte. Na capital Vitória, a sexta-feira pode registrar 35°. Já em Nova Venécia e Alegre, o clima pode ficar ainda mais quente com máxima de 36° e 37º, respectivamente.

O sol predomina em todo o Espírito Santo, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A partir da tarde, áreas de instabilidade formadas pela combinação do calor e da umidade provoca pancada de chuva isolada na região Serrana e nas cidades da região Sul afastadas do litoral. O vento sopra com até moderada intensidade por toda a faixa litorânea.

Alerta Marinha

O Espírito Santo foi incluído em um alerta da Marinha do Brasil sobre ventos fortes de até 60 km/h com rajadas. O aviso é válido da manhã desta sexta-feira (21) até a noite do próximo sábado (22).

O alerta, emitido por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), é sobre uma intensificação do sistema de alta pressão sobre o oceano poderá provocar ventos fortes de direção Nordeste a Noroeste entre as cidades de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, e Vitória.

A Marinha orienta aos navegantes que consultem informações meteorológicas antes de se fazerem ao mar.