Geral

Vila Velha deve ganhar parque natural no coração da cidade

O projeto do parque será gerido por meio de uma parceria público-privada (PPP) e passa por adequações para atender a legislação

Vila Velha deve ganhar parque natural no coração da cidade Vila Velha deve ganhar parque natural no coração da cidade Vila Velha deve ganhar parque natural no coração da cidade Vila Velha deve ganhar parque natural no coração da cidade
O parque será criado no Morro do Marista, na região do antigo Sítio Batalha Foto: Divulgação/Prefeitura

O município de Vila Velha pretende criar um parque municipal no Morro do Marista, na região do antigo Sítio Batalha. O prefeito Max Filho levou sua equipe, na manhã desta quinta-feira (13), para uma visita técnica no local para viabilizar a criação do parque. Além da Prefeitura de Vila Velha, a iniciativa tem parceria do Ministério Público e do Sindicato das Empresas de Construção Civil (Sinduscon-ES).

O prefeito de Vila Velha foi acompanhando na caminhada pelo parque por membros do Grupo Escoteiro “Barão de Teffé”, que desenvolve suas atividades no local, e por integrantes da União Brasileira de Educação e Ensino, entidade mantenedora das escolas e obras sociais do Grupo Marista.

Camila Malacarne, da Coordenação de Implantação do Parque Municipal Marista, guiou a equipe da Prefeitura de Vila Velha na caminhada e apresentou os pontos de intervenção planejada, com edificações, estacionamento, pista para caminhadas, trilhas, mirantes, banheiros, coleta e reutilização de água da chuva, e recuperação da mata nativa (dentro do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas).

O prefeito sugeriu a implantação por etapas, a começar pelo serviço de limpeza que será iniciado pela prefeitura logo após a Festa da Penha. “Uma ideia é fazer a pista para caminhada em torno do parque, trazendo gente para cá no dia-a-dia. O movimento no parque faz aumentar a segurança e traz as pessoas para utilizar cada vez mais essa área no coração de Vila Velha”, afirmou Max.

O projeto do parque será gerido por meio de uma parceria público-privada (PPP) e passa por adequações para atender a legislação. A documentação tramita em cartório para a viabilização das parcerias institucionais. Em maio haverá nova reunião da Coordenação de Implantação do Parque Municipal Marista para seguir adiante.