Geral

Vila Velha abre licitação para sistema de patinetes e bicicletas elétricas compartilhadas

Com a expansão, pelo menos mais 450 bicicletas, com possibilidade de ampliação para 650

Foto: Prefeitura de Vila Velha / Felix Falcão

Vila Velha vai receber, além dos patinetes elétricos, bicicletas elétricas. A prefeitura abriu licitação para o projeto de expansão do sistema Bike VV. Atualmente, o município conta com apenas bicicletas comuns. Em relação aos patinetes, Vitória é a única cidade da Grande Vitória que possui, até o momento. 

Segundo o secretário de  municipal de Administração da prefeitura, a implantação do sistema de bicicletas elétricas será algo inédito não só no município, mas no Brasil. 

Hoje, em Vila Velha, são 200 bicicletas que fazem parte do esquema, espalhadas pelas 20 estações. Com a expansão, pelo menos mais 450 bicicletas, com possibilidade de ampliação para 650, devem entrar no município e mais 45 estações distribuídas nas cinco regiões de Vila Velha.

As empresas interessadas em operar no sistema têm até o dia 31 de maio para entregar suas propostas à Prefeitura. A segunda fase de implantação será dividida em dois semestres, após homologada da vencedora da licitação. O contrato com a Tembici, empresa que opera atualmente no município, vai até o dia 15 de dezembro deste ano.

24 horas

Outra novidade que será implantada pela empresa vencedora será a ampliação do horário da Bike VV, passando a funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana. Hoje, o sistema está disponível entre 5 horas da manhã e meia noite.

As empresas interessadas deverão obedecer os critérios do termo de referência. As bicicletas precisam ter seguro civil contra acidentes do usuário e terceiros, modelos de estação, dentre outras normas técnicas estabelecidas no termo.