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Vitória entre 10 cidades no País para estudo da Unesco sobre educação inclusiva

O processo de escolha dos municípios que comporão o estudo contou com o levantamento bibliográfico, consulta a especialistas e a entidades de destaque no campo da educaçã

Vitória entre 10 cidades no País para estudo da Unesco sobre educação inclusiva Vitória entre 10 cidades no País para estudo da Unesco sobre educação inclusiva Vitória entre 10 cidades no País para estudo da Unesco sobre educação inclusiva Vitória entre 10 cidades no País para estudo da Unesco sobre educação inclusiva
Foto: Divulgação/Prefeitura

Em virtude da experiência acumulada no campo da educação inclusiva e dos esforços que objetivam a garantia de oferta educacional de qualidade para todos, Vitória figura entre os 10 municípios brasileiros selecionados pela Unesco, em parceria com o Ministério da Educação, para participar da pesquisa “Boas práticas em Educação Inclusiva”.

A pesquisa é uma iniciativa da representação da Unesco no Brasil, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), e tem como parceiro técnico para a sua realização a Oscip Mais Diferenças – Educação e Cultura Inclusivas.

O estudo tem como objetivo identificar e divulgar boas práticas de municípios brasileiros relativas à inclusão educacional de alunos com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), Transtornos do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação, visando subsidiar e fortalecer os processos de formulação e implementação de políticas, programas e projetos alinhados com os princípios da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva.

O processo de escolha dos municípios que comporão o estudo contou com o levantamento bibliográfico, consulta a especialistas e a entidades de destaque no campo da educação, além da análise dos indicadores educacionais mais diretamente relacionados à temática da educação inclusiva.

O consultor Wagner Santana chegou a Vitória nesta segunda-feira (1º) e vai ficar na capital até sexta-feira (5) para levantar dados adicionais e informações no município junto aos gestores da Secretaria Municipal de Educação (Seme), profissionais das escolas da rede municipal e comunidade escolar, de modo a identificar as principais estratégias adotadas e os desafios enfretados pelo município para implementação dessa experiência exitosa.