A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 226/2022, que altera a redação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A proposta substitui a expressão “transtornos globais do desenvolvimento” por “transtorno do espectro autista”.
O texto foi apresentado pelo Poder Executivo e seguirá para análise do Senado Federal, a menos que haja requerimento para votação no Plenário da Câmara. O deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) foi o relator e avaliou os aspectos constitucionais, jurídicos e de técnica legislativa.
A LDB estabelece como dever do Estado garantir atendimento educacional especializado e gratuito a estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades ou superdotação, em todos os níveis e modalidades de ensino, preferencialmente na rede regular. O projeto aprovado mantém essa obrigação, promovendo apenas a alteração terminológica.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 226/2022, que altera a redação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A proposta substitui a expressão “transtornos globais do desenvolvimento” por “transtorno do espectro autista”.
O texto foi apresentado pelo Poder Executivo e seguirá para análise do Senado Federal, a menos que haja requerimento para votação no Plenário da Câmara. O deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) foi o relator e avaliou os aspectos constitucionais, jurídicos e de técnica legislativa.
A LDB estabelece como dever do Estado garantir atendimento educacional especializado e gratuito a estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades ou superdotação, em todos os níveis e modalidades de ensino, preferencialmente na rede regular. O projeto aprovado mantém essa obrigação, promovendo apenas a alteração terminológica.