Inclusão

Com apoio da Apae, mãe supera perdas e vê filho conquistar autonomia

A associação se tornou referência no Espírito Santo pelos serviços e pela transformação que gera na vida de milhares de famílias

Foto: Montagem/ Folha Vitória
Foto: Montagem/ Folha Vitória

Saúde, felicidade, ambiente de amor e respeito: esses são alguns dos desejos das mães para os filhos. Mas quando se é mãe de uma criança ou adolescente com deficiência, esses desejos ficam mais fortes para superar um mundo onde o preconceito ainda é presente.

E há 60 anos, a Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vitória segura nas mãos dessas mães, prestando apoio a pais de pessoas com deficiência, oferecendo serviços de assistência social e orientação.

Leia também:

Nesta quarta-feira (7), foi comemorado mais um aniversário da associação com muita festa, animação, bolo, malabaristas, danças e parabéns simbólico para a Apae.

Foto: Divulgação/ Apae

Entre as assistidas está Marina do Carmo, mãe de Juliano do Carmo, de 37 anos, adulto com deficiência intelectual, que destaca toda a gratidão, amor e apoio prestados pela instituição há 28 anos.

Mesmo sendo cadeirante, ela fez questão de levar o filho para participar das comemorações de aniversário da associação.

Tive uma experiência muito boa com a Apae, hoje meu filho sabe arrumar a casa, ele lava as vasilhas, faz tudo para me ajudar.

Além do apoio prestado ao filho, Marina afirma que o apoio prestado pela associação também foi essencial para superar a morte do marido.

Hoje sou mãe e pai dele, perdi meu esposo há quatro meses, mas a Apae me deu muita força para erguer minha cabeça e seguir em frente. Muito obrigada a todos que trabalham aqui”.

“Comemorar 60 anos é celebrar uma vida inteira”

Em entrevista ao Folha Vitória, a coordenadora do setor pedagógico, Luciana Feltmann, afirma que celebrar os 60 anos da Apae Vitória é celebrar uma vida inteira.

“Comemorar 60 anos é celebrar uma vida inteira, muitos que estão aqui estão há 40, 50, 30 ou 20 anos, como eu. É dizer para vocês que 60 anos de Apae é assegurar direitos, é lutar por melhorias na qualidade de vida dos nossos assistidos”.

Além disso, a coordenadora também espera os próximos aniversários da Apae melhorando vidas. “Que venham mais 50, 60 anos, que venham muitos anos!”.

Foto: Montagem/ Folha Vitória

Apae realiza mais de 15 mil atendimentos por mês

A Apae Vitória comemora em 2025 seis décadas de atuação dedicada à dignidade, inclusão e qualidade de vida de pessoas com deficiência intelectual e múltipla ou autismo. Por mês, são realizados mais de 15 mil atendimentos na Capital.

Durante os atendimentos, a Apae oferece suporte nas áreas de saúde, por meio de clínica médica especializada e multiprofissional, educação, com propostas pedagógicas adaptadas e assistência social, com ações que fortalecem vínculos e garantem direitos.

Diante da trajetória da associação, ela se tornou referência no Espírito Santo e em todo o Brasil pelos serviços e pela transformação que gera na vida de milhares de famílias, com destaque para o trabalho realizado aos portadores de Síndrome de Down.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória