Instituto PEB oferece cursos de qualificação e capacitação para adultos
Instituto PEB oferece qualificação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade. Foto: Divulgação/Instituto PEB

O Instituto PEB (Pessoas, Educação e Basquete), criado em 2017 para ensinar basquete a crianças em vulnerabilidade na Serra, transforma as vidas também de adultos e responsáveis de atendidos, através de cursos de capacitação e qualificação.

O PEB começou como um projeto de um estudante de educação física, Cláudio Monteiro. O principal objetivo era promover o esporte para as crianças no contraturno escolar, em Serra Dourada II, incentivando a atividade física e ocupando o tempo em que poderiam estar nas ruas.

Com o tempo, o projeto cresceu, passou a atender em cinco unidades na Serra, e, mais do que isso, passou a cobrir outras vulnerabilidades da comunidade. Cláudio conta que a demanda e as necessidades eram tantas que precisou transformar a iniciativa em Organização da Sociedade Civil (OSC).

Atualmente, são oferecidas aulas de basquete, jiu-jítsu, informática, entre outras para cerca de 150 crianças e adolescentes. Para os adultos, o instituto oferta qualificação e cursos de profissionalização, que promovem mais oportunidades de trabalho e transformam as vidas dos atendidos.

Cursos do PEB começaram a ser ofertados na pandemia

O criador do instituto conta que, com a pandemia da Covid-19 e a necessidade de paralisação de diversos serviços – inclusive das atividades presenciais do Instituto PEB com as crianças -, cresceu a necessidade da comunidade de se capacitar para conseguir gerar renda.

A primeira alternativa do projeto foi abrir uma oficina para a produção de máscaras de proteção facial.

Começamos a capacitar e pagar mulheres para produzir máscaras, que a gente distribuía gratuitamente. Isso tomou uma proporção muito grande e tivemos que contratar outras profissionais. A partir disso, a gente percebeu a necessidade de qualificar e gerar renda para essas mulheres”

Cláudio Monteiro, criador do Instituto PEB

Nos anos seguintes, novos cursos foram sendo ofertados e cada vez mais pessoas tiveram a oportunidade de se qualificar através do Instituto PEB. Entre as qualificações, foram ofertados cursos nas áreas de elétrica, informática e estética.

Os cursos profissionalizantes são em realizados em parcerias com o Instituto Cooperforte, Senac, Senai, entre outros.

Capacitações que transformam vidas

Muitas vidas puderam ser transformadas através dos cursos oferecidos pelo Instituto PEB. Os atendidos são, em sua maioria, mulheres moradoras de comunidades da Serra em situação de vulnerabilidade social.

É o caso de Sandra de Jesus, que se tornou profissional na área de beleza. Atualmente, ela é terapeuta capilar, especialista em corte de cabelos cacheados, mechas e depilação método espanhol. Ela também é estudante de enfermagem.

Sandra de Jesus atendida por curso de capacitação do Instituto PEB
Sandra de Jesus se profissionalizou na área da beleza através do Instituto PEB. Foto: Arquivo pessoal

Antes do curso, Sandra era técnica de enfermagem desempregada. Ela conta que vem de uma infância difícil, tendo que pedir para os pais para poder estudar e só foi matriculada em uma escola aos 10 anos.

Os abusos no meu lar quando criança, tão pequena, pedia socorro por dentro. Me destruía por dentro. Onde precisava de cuidados, abraços e palavras de apoio, só encontrava feridas de pais doentes”

Sandra de Jesus

Desde os 10 anos, não parou mais de estudar. Conquistou bolsa no curso de enfermagem através da nota do Enem em 2023, quando estava finalizando o curso de cabeleireira pelo PEB. Até hoje, mesmo com a faculdade, segue se especializando em workshops e cursos na área da beleza.

Atualmente, Sandra trabalha em um salão e está montando o próprio head spa. Tudo graças às portas abertas pelo Instituto PEB, que proporcionou o seu primeiro contato com a estética e as primeiras qualificações.

Foi maravilhoso! Foi um marco na minha vida como profissional e como pessoa. Eles me deram um empurrão para eu acreditar mais em mim e hoje eu tenho colhido frutos aos poucos. Só tenho a agradecer ao instituto”

Sandra de Jesus

Projeto conta com apoio do Instituto Americo Buaiz

O trabalho realizado pelo Instituto PEB conta com o importante apoio do Instituto Americo Buaiz (IAB) para fortalecer o projeto.

Encerrando o último eixo de atuação do IAB neste ano, que é esporte, a parceria entre as duas instituições reforça o compromisso mútuo com a inclusão e a promoção de iniciativas que garantam mais oportunidades profissionais e bem-estar para os assistidos pela iniciativa.

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.