Estudo avalia acessibilidade em sites brasileiros de vendas Estudo avalia acessibilidade em sites brasileiros de vendas Estudo avalia acessibilidade em sites brasileiros de vendas Estudo avalia acessibilidade em sites brasileiros de vendas

Existe uma melhoria, mas ainda é preciso evoluir

Um estudo do Instituto Biomob revelou que os principais marketplaces do Brasil apresentam níveis variados de acessibilidade, impactando a experiência de consumidores que dependem de recursos específicos para realizar compras online. A avaliação, baseada nas diretrizes WCAG 2.1 do Consórcio World Wide Web (W3C), atribuiu notas que variaram de 4,5 a 9,7, com uma média geral de 6.

Entre os portais analisados — Magazine Luiza, OLX, Netshoes, Carrefour, Ponto Frio, Casas Bahia, Extra, Americanas e Mercado Livre —, a OLX obteve a melhor pontuação, 9,7. O desempenho foi resultado de 31 práticas de acessibilidade identificadas, das quais 24 foram consideradas aceitáveis, 6 necessitam de análise manual e uma foi classificada como inadequada no nível AA.

Na outra ponta, os portais do Ponto Frio, Casas Bahia, Extra e Mercado Livre receberam as notas mais baixas, 4,5. Outros desempenhos incluíram Americanas (7,5), Magazine Luiza (7,0), Netshoes (6,7) e Carrefour (5,4).

De acordo com o levantamento, algumas práticas positivas foram observadas mesmo nos portais com notas mais baixas, como navegação por teclado, uso de textos alternativos e adesão parcial a padrões de programação. Contudo, falhas importantes também foram identificadas, incluindo funcionalidades de acessibilidade inativas, como tradutores para Libras e ferramentas assistivas que apresentaram erros.

Os sites com as melhores avaliações destacaram-se pelo uso correto de textos alternativos para imagens e pela organização semântica adequada dos elementos, que contribuem para uma navegação mais eficiente e acessível.

O estudo também chamou a atenção para os impactos dessa situação no consumo. Dados do PROCON-SP citados pelo Instituto Biomob indicam que 69% dos consumidores com deficiência encontram barreiras em compras online, com 17% relatando dificuldades constantes e 52% dificuldades ocasionais. Esses obstáculos comprometem a experiência de compra e geram perdas de receita para os varejistas.

Feapaes-ES

A Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) é uma associação civil beneficente que luta pela causa das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. Sem fins lucrativos e de fins não econômicos, a instituição possui 42 filiadas, entre Apaes, a Amaes e Vitória Down, que atendem a mais de 9 mil pessoas com deficiência. Entre em contato pelo [email protected]

A Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) é uma associação civil beneficente que luta pela causa das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. Sem fins lucrativos e de fins não econômicos, a instituição possui 42 filiadas, entre Apaes, a Amaes e Vitória Down, que atendem a mais de 9 mil pessoas com deficiência. Entre em contato pelo [email protected]