Centro Integrado Familiar para Pessoa com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo Aloísio Borgo, Araçás, Vila Velha
Nova Apae, em Araçás, Vila Velha, com área de 12 mil m², deve atender quase mil pessoas com deficiência. Foto: Danilo Martins/PMVV

O Centro Integrado Familiar para Pessoa com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo do bairro Araçás, em Vila Velha, será inaugurado neste sábado (02), às 9h. O espaço será entregue à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vila Velha.

Com o espaço, a Apae vai ampliar a capacidade atual de atendimento de 481 para 1.400 pessoas com deficiência em Vila Velha.

A instituição trabalha com pessoas com deficiência em Vila Velha há 22 anos e é certificada pelos Conselhos Municipais. O novo centro será a maior Apae do Espírito Santo, segundo a Prefeitura de Vila Velha.

O espaço do novo centro integrado ocupa área de 12 mil m², com área edificada de quase 5 mil m², e está localizado na Rua Lima, nº 01, em Araçás. Ele inclui quadra poliesportiva, piscina terapêutica aquecida, centro educacional, área verde, centro de convivência, espaço para famílias e uma unidade especializada de atendimento psicossocial.

Projetado com base nos princípios da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), a Apae oferecerá acessibilidade plena – atitudinal, arquitetônica, instrumental e metodológica e contará com uma estrutura completa para atendimentos psicossociais, educacionais e de convivência.

A concepção do projeto foi realizada com o apoio técnico da Apae de Vila Velha e da Federação das Apaes, além da participação das famílias de pessoas com deficiência, através de audiências e reuniões. A execução da obra foi realizada pela Prefeitura de Vila Velha em parceria com o governo do Estado.

O novo equipamento recebeu o nome de Aloísio Borgo, que nasceu com Síndrome de Down e médicos disseram que ele teria apenas seis meses de vida. Ele morreu em 1998, aos 35 anos.

A cerimônia de inauguração contará com a presença do prefeito do município Arnaldinho Borgo e do governador Renato Casagrande.

Vila Velha é o segundo município do Espírito Santo com maior número de pessoas com deficiência, totalizando 22.836, segundo dados da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

Veja fotos da nova Apae:

*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.