Inclusão

Nova Apae de Vila Velha será inaugurada neste sábado

A nova Apae será a maior do Espírito Santo e atendimento da instituição será ampliado de 481 para 1.400 pessoas com deficiência em Vila Velha

Leitura: 3 Minutos
Centro Integrado Familiar para Pessoa com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo Aloísio Borgo, Araçás, Vila Velha
Nova Apae, em Araçás, Vila Velha, com área de 12 mil m², deve atender quase mil pessoas com deficiência. Foto: Danilo Martins/PMVV

O Centro Integrado Familiar para Pessoa com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo do bairro Araçás, em Vila Velha, será inaugurado neste sábado (02), às 9h. O espaço será entregue à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vila Velha.

Com o espaço, a Apae vai ampliar a capacidade atual de atendimento de 481 para 1.400 pessoas com deficiência em Vila Velha.

A instituição trabalha com pessoas com deficiência em Vila Velha há 22 anos e é certificada pelos Conselhos Municipais. O novo centro será a maior Apae do Espírito Santo, segundo a Prefeitura de Vila Velha.

O espaço do novo centro integrado ocupa área de 12 mil m², com área edificada de quase 5 mil m², e está localizado na Rua Lima, nº 01, em Araçás. Ele inclui quadra poliesportiva, piscina terapêutica aquecida, centro educacional, área verde, centro de convivência, espaço para famílias e uma unidade especializada de atendimento psicossocial.

Projetado com base nos princípios da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), a Apae oferecerá acessibilidade plena – atitudinal, arquitetônica, instrumental e metodológica e contará com uma estrutura completa para atendimentos psicossociais, educacionais e de convivência.

A concepção do projeto foi realizada com o apoio técnico da Apae de Vila Velha e da Federação das Apaes, além da participação das famílias de pessoas com deficiência, através de audiências e reuniões. A execução da obra foi realizada pela Prefeitura de Vila Velha em parceria com o governo do Estado.

O novo equipamento recebeu o nome de Aloísio Borgo, que nasceu com Síndrome de Down e médicos disseram que ele teria apenas seis meses de vida. Ele morreu em 1998, aos 35 anos.

A cerimônia de inauguração contará com a presença do prefeito do município Arnaldinho Borgo e do governador Renato Casagrande.

Vila Velha é o segundo município do Espírito Santo com maior número de pessoas com deficiência, totalizando 22.836, segundo dados da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

Veja fotos da nova Apae:

*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis*

Estagiário

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).