Um pãozinho solidário, um garoto-propaganda cheio de simpatia e uma mãe que fala sobre a rotina de uma família atípica. Foi essa combinação que ganhou reconhecimento no palco da maior premiação da publicidade capixaba, na última quarta-feira (3): o Festival Colibri.
A história de Karoline Tristão, vencedora da categoria Creator do prêmio Colibri Profissionais, e do seu filho mais novo Mateo, com a campanha “Pãozinho Solidário” dos Supermercados Extrabom, começou ainda em 2023. Eles são os rostos da ação que doa toda a renda obtida na venda dos pães de sal, durante o dia 3 de dezembro, para as Apaes do Espírito Santo.
O título pode até parecer alto, mas Mateo carrega a coroa de “rei do pãozinho” com facilidade. Diagnosticado com Síndrome de Down, é o sorriso dele que recebe os clientes que vão atrás dos seus pães quentinhos no Dia Nacional de Doar.
Para Karoline, que compartilha sua rotina em família com toques de arte na rede social, ter uma campanha que fala sobre representatividade e inclusão é essencial para mostrar que é possível conquistar grandes objetivos mesmo com o diagnóstico.
Quando você passa a viver o dia a dia dos atípicos, há questões muito mais profundas do que as pessoas pensam. Nós começamos a pensar sobre oportunidades, sobre estudos e até sobre quem vai cuidar se não estivermos mais aqui. […] Ter alguém ganhando este prêmio mostra que vai além disso, que eles são pertencentes e que eles podem ter o ímpeto de tentar.”
Karoline Tristão, mãe do Mateo
Karoline ainda explica que seu objetivo e o objetivo da campanha, além da arrecadação, é mostrar que as famílias podem e devem permitir que seus filhos explorem novas oportunidades e que ainda há um mundo inteiro para ser explorado.
“Nós vivemos uma vida comum e é isso que quero mostrar para as pessoas. Neste momento, a minha função é mostrar para as outras famílias que podemos permitir que eles participem, se nós também tivermos coragem”, complementa.
Pãozinho que vale ouro
A MP Publicidade, responsável pela campanha estrelada por Karoline e Mateo, explicou que a campanha de 2024, responsável pela indicação de Karoline ao prêmio, contou com jingle, vídeos e fotos com participação da família.
Foram mais de 4 milhões de impressões nas redes sociais e divulgação em dezenas de veículos do Estado. A campanha arrecadou mais de R$ 67 mil, que foram distribuídos para as Apaes e instituições filiadas, como a Associação dos Amigos dos Autistas (Amaes) e a Vitória Down.
Juliana Ramaldes, redatora da agência, ainda destacou que a publicidade tem o poder de ajudar em causas sociais. Com o sorriso que só o rei do pãozinho tem, foi possível despertar em ainda mais pessoas a vontade de doar.
“Ficamos muito felizes com a vitória da Karoline e do Mateo, pois eles merecem muito. Gravaram diversos vídeos e o rei do pãozinho deixa toda a campanha ainda mais fofa e especial”, destaca a redatora.