O Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil, e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) conduzem o “Projeto Aviação Acessível”, iniciativa voltada ao aprimoramento da acessibilidade no transporte aéreo brasileiro. O estudo conta com apoio da Universidade de São Paulo (USP).
A equipe do projeto já avaliou 67 aeroportos, responsáveis por mais de 95% do fluxo de passageiros no país, e elaborou o Manual de Acessibilidade para a Aviação Civil Brasileira, que reúne diretrizes e boas práticas para inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Acessibilidade e Inclusão nos Aeroportos Brasileiros
A pesquisa considera quatro dimensões da experiência de viagem: gestão, comunicação, deslocamento e uso. São analisados aspectos como sinalização, atendimento especializado, acessibilidade em banheiros e áreas de espera, recursos de embarque e desembarque e acessibilidade digital em sites e aplicativos.
O público também pode contribuir com o levantamento. Pessoas com deficiência podem enviar relatos de experiências de viagem, em texto, áudio ou vídeo, pelo site aviacaoacessivel.com/relatos-viagens
ou pelo WhatsApp (16) 99232-9223.
Certificação de Acessibilidade
As informações coletadas servirão de base para a certificação de acessibilidade dos aeroportos. Unidades que atingirem bons resultados receberão o Selo de Acessibilidade, criado para identificar locais com boas condições de inclusão.