Inclusão

Startup com curso de tecnologias para pessoas autistas

A startup Adapte, especializada em educação inclusiva, abriu inscrições para a terceira edição do Programa de Cooperação para Treinamento e Emprego de Autistas (CooTEA).

Leitura: 2 Minutos
Startup com curso de tecnologias para pessoas autistas Startup com curso de tecnologias para pessoas autistas Startup com curso de tecnologias para pessoas autistas Startup com curso de tecnologias para pessoas autistas

As inscrições estão abertas até o dia 30

O objetivo do programa é capacitar pessoas autistas para o mercado de trabalho, com foco em áreas de alta demanda, como Dados e Inteligência Artificial.

O programa, gratuito e de caráter imersivo e prático, está com inscrições abertas até o dia 30 de agosto, que podem ser realizadas online (clique aqui). A formação terá duração de quatro meses e inclui desenvolvimento de portfólio online, certificação, suporte contínuo e preparação para o mercado de trabalho inclusivo e diverso.

Os candidatos devem ser autistas, ter conhecimento básico em informática e matemática, e acessar a página de inscrição onde deverão fornecer dados como nome, e-mail, telefone, endereço, data de nascimento e CPF. Também é necessário possuir um laudo médico confirmando a condição de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ter acesso a um computador com internet.

O CooTEA visa capacitar os participantes com habilidades técnicas e sociais, preparando-os para carreiras que aproveitam suas competências. Além disso, o programa apoia empresas parceiras na criação de ambientes de trabalho inclusivos, cruzando o perfil dos alunos com as vagas disponíveis.

O fundador da Adapte, Emanuel Santana, destaca que pessoas autistas possuem habilidades que as qualificam para trabalhar com dados e inteligência artificial, como atenção aos detalhes e pensamento lógico. Segundo Santana, ao desenvolver essas competências, os participantes podem se tornar profissionais altamente capacitados, oferecendo novas perspectivas ao setor de tecnologia.

A formação, que começa em 10 de setembro, inclui dez horas semanais de estudo autoguiado, encontros online ao vivo, palestras sobre habilidades comportamentais, workshop de LinkedIn, desafios práticos e acompanhamento via Discord. A turma será composta por 45 jovens autistas.

Os alunos aprenderão sobre Excel, Power BI, Inteligência Artificial Generativa, PowerPoint e Automação Robótica de Processos (RPA), além de desenvolvimento em Low/No Code. A edição conta com o apoio de organizações como Alura, Fundação 1Bi, iFood, Poli-USP, Associação Nacional de Administração (ANA) e Midiaria.

Feapaes-ES

A Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) é uma associação civil beneficente que luta pela causa das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. Sem fins lucrativos e de fins não econômicos, a instituição possui 42 filiadas, entre Apaes, a Amaes e Vitória Down, que atendem a mais de 9 mil pessoas com deficiência. Entre em contato pelo [email protected]

A Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) é uma associação civil beneficente que luta pela causa das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. Sem fins lucrativos e de fins não econômicos, a instituição possui 42 filiadas, entre Apaes, a Amaes e Vitória Down, que atendem a mais de 9 mil pessoas com deficiência. Entre em contato pelo [email protected]