
Cerca de 4 mil detentos voltarão às aulas nesta quarta-feira (04) com o início do ano letivo de 2026. A educação nos presídios do Espírito Santo é ofertada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), junto com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), e faz parte do Programa de Ressocialização para a população prisional.
Na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), as aulas são realizadas em 33 unidades prisionais e atende estudantes dos ensinos Fundamental ao Médio. Este ano, a EJA Profissional terá 225 vagas para novos cursos, visando a ampliação da qualificação profissional e inserção no mundo do trabalho.
Para o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, investir em educação no sistema prisional é investir em segurança pública.
Cada aluno que retorna à sala de aula amplia suas chances de romper com o ciclo da criminalidade. O conhecimento é a base para novas conquistas e para o acesso a oportunidades quando no retorno ao convívio em sociedade.”
Rafael Pacheco, secretário de Estado da Justiça
Segundo o secretário estadual da Educação, Vitor de Angelo, a EJA integrada à Educação Profissional, ao associar a conclusão da educação básica à qualificação para o mundo do trabalho, amplia o papel da educação no sistema prisional, fortalece a construção de novos projetos de vida e amplia as oportunidades de reinserção na sociedade.
Os cursos técnicos oferecem uma possibilidade concreta de recomeço ao permitir que esses estudantes retornem à sociedade com mais autonomia, novas perspectivas e melhores condições de inserção profissional.”
Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação
Balanço de 2025
Em 2025, ao longo do último semestre, 367 alunos concluíram o Ensino Fundamental e 429 concluíram o Ensino Médio.
Destaca-se ainda o incentivo à continuidade dos estudos por meio da participação em exames nacionais. O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) teve 3.334 inscritos, enquanto no ENCCEJA teve 5.324, sendo 2.794 para o Ensino Fundamental e 2.530 para o Ensino Médio. Já no ensino superior, foram 45 internos graduandos no mês de dezembro.