
Abrigos de animais resgatados de Cachoeiro de Itapemirim, na região Sul do Espírito Santo, vão receber aproximadamente 160 camas pets produzidas por presidiários. As peças foram entregues à prefeitura na quarta-feira (12).
A confecção das camas foi resultado do trabalho dos internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha 2 (PEVV2) e da Penitenciária Estadual de Vila Velha 6 (PEVV6), localizadas no Xuri.
Elas foram produzidas com descartes de tecidos de fábricas de costura da região e também com tecidos doados por empresas parceiras. Cerca de 1.300 unidades já foram confeccionadas e doadas somente este ano.
Aproximadamente 150 internos trabalham nas fábricas de costura das duas penitenciárias, segundo o secretário de Estado da Justiça (Sejus), Rafael Pacheco.
Essa é uma ação que simboliza bem o propósito do nosso programa de ressocialização: transformar o trabalho em oportunidade para a retomada da vida social dessas pessoas. O sistema prisional pode gerar impacto positivo para toda a sociedade, promovendo inclusão, sustentabilidade e solidariedade”.
Rafael Pacheco, secretário de Estado da Justiça
Segundo a coordenadora executiva de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, Aline Barbieri, atualmente há cerca de 80 animais, entre cães e gatos resgatados pelo município, em abrigos cujas camas serão entregues.
Essa produção é muito importante, pois proporciona mais conforto e bem-estar aos animais abrigados, além de fortalecer as ações de proteção e cuidado com eles. A iniciativa também representa um gesto de respeito à causa animal e contribui diretamente para a melhoria da estrutura de acolhimento mantida pela prefeitura.
Aline Barbieri, Proteção e Bem-Estar Animal de Cachoeiro