
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) adquiriu 170 novas câmeras ultra 360º para a transmissão e gravação de videoconferências e audiências virtuais. Os equipamentos já começaram a ser instalados nas unidades judiciais.
O Poder Judiciário está oferecendo capacitação das equipes responsáveis para a utilização das novas câmeras. A iniciativa contemplará todas as varas criminais e dará prioridades para as varas da Infância e de Família, que demandam atenção especial quanto à qualidade da comunicação, proteção de direitos e registro dos atos processuais, afirma o TJES.
A aquisição dos equipamentos foi realizada no âmbito do Programa de Modernização do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (Promojues), financiado e executado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que foca no investimento em tecnologia e modernização dos serviços judiciais.
Para o coordenador geral do Promojues, Bruno Toledo, a aquisição das câmeras garantirá ainda mais qualidade, segurança e eficiência na prestação jurisdicional do Poder Judiciário do Espírito Santo.
O juiz Marcelo Loureiro, da 10ª Vara Criminal de Vitória, que fez os primeiros testes e está utilizando a câmera, explicou que o dispositivo instalado é um sistema de videoconferência equipado com inteligência artificial, que captura imagens em alta definição 4K e oferece uma visão de 360 graus.
Isso facilita a realização de audiências, substituindo a necessidade de webcams e microfones. Um excelente recurso que permite otimizar as audiências com mais qualidade e segurança.”
Juiz Marcelo Loureiro