Marcas Ícones
Vitória: uma capital que une passado, presente e futuro
Gestão moderna, investimentos recordes e cuidado com as pessoas tornam Vitória uma cidade inesquecível e conectada com o futuro
Revista Marcas Ícones
A revista Marcas Ícones é um espaço de celebração e inspiração. Nela, o leitor encontra histórias que mostram a força e a trajetória das empresas mais lembradas pelos capixabas, reveladas pela pesquisa realizada anualmente pela Rede Vitória em parceria com o Instituto Futura. São matérias que mesclam jornalismo e branding, trazendo os bastidores de marcas tradicionais e também de negócios que se reinventam para seguir relevantes.
Marcas Ícones apresenta as empresas que conquistaram um lugar de destaque na memória dos consumidores capixabas. Esta página especial traz uma vitrine de marcas que buscam ser as mais lembradas, explorando seus diferenciais, estratégias e o impacto no mercado local.
Conheça as líderes em preferência e saiba quais marcas fazem a diferença no dia a dia dos capixabas.
Notícias mais recentes
Marcas Ícones
Gestão moderna, investimentos recordes e cuidado com as pessoas tornam Vitória uma cidade inesquecível e conectada com o futuro
Marcas Ícones
Há mais de cinco décadas no mercado, a Sarloni mantém a preferência dos consumidores por unir sabor e responsabilidade socioambiental.
Marcas Ícones
Marca capixaba se reinventa há mais de 50 anos e conquista novos públicos sem abrir mão da proximidade e da confiança
Marcas Ícones
Marca capixaba está entre as mais lembradas pelos capixabas e reafirma compromisso com a saúde, a natureza e as futuras gerações
Marcas Ícones
Com atendimento humanizado, marca se consolida como parceira de confiança para milhares de capixabas que constroem seus sonhos
Marcas Ícones
Empresa inaugurou unidade em Vila Velha com investimento superior a US$ 1 milhão em equipamentos e sustenta liderança com foco no cliente, inovação e equipe comprometida
Marcas Ícones
Com quase 40 anos de história, a rede de padarias fortalece seu legado ao combinar tradição artesanal e inovação
Marcas Ícones
Com mais de seis décadas de tradição e inovação, a marca segue conquistando paladares no ES, sem abrir mão da qualidade artesanal
Marcas Ícones
Com 30 anos de história, parque aquático em Guarapari segue encantando gerações com experiências lúdicas e compromisso com o futuro
Marcas Ícones
Referência em saúde, beleza e bem-estar, a marca aposta em experiências fluídas, manipulação personalizada e conexão humana
Geral
A história do Cafuso se entrelaça com a história do Espírito Santo.
Geral
O transporte rodoviário de passageiros da Viação Águia Branca completa 78 anos e tem como valor inegociável a segurança.
Geral
O serviço de envio de encomendas da Viação Águia Branca está disponível para mais de 3 mil localidades do Brasil, para pessoas jurídicas.
Geral
A marca Extrabom está passando por um momento de expansão no Espírito Santo. Com 35 unidades, a empresa planeja chegar em 2028 com um total de 60 unidades com as bandeiras do Extrabom, Atacado Vem e Extraplus.
Geral
Para ampliar sua carteira de clientes e, ao mesmo tempo, garantir saltos cada vez maiores de qualidade do serviço prestado, a Unimed Vitória está investindo na adesão de novos equipamentos e tecnologias, além da construção de novas unidades.
Geral
Com uma história de 40 anos, o Meridional Vitória deixou de ser apenas a maternidade Santa Úrsula para se tornar um hospital completo, oferecendo atendimento eletivo, consultas em diversas especialidades, além de serviços de diagnóstico. Seu pronto-socorro foi recentemente ampliado e conta com atendimento 24 horas nas especialidades de pediatria, clínica-geral, ortopedia, cirurgia-geral e obstetrícia. […]
Geral
A Rede Meridional possui hoje uma rede de referência no quesito solução em saúde.
Geral
A Farmácia Mônica está focada na abertura de novas lojas e na modernização de seus laboratórios de manipulação.
Geral
Maior operadora de saúde com vidas alocadas no Espírito Santo, a São Bernardo Samp é líder em planos odontológicos no estado, com mais de 240 mil beneficiários capixabas, além de mais de 440 mil clientes em todo o Brasil.
Geral
Para este e o próximo ano, as expectativas da Itapuã são de continuar crescendo e inovando, mantendo o foco na qualidade e na satisfação do cliente.
Geral
A Grafitusa está passando por uma transição importante, preparando-se para novos mercados e oportunidades de crescimento.
Geral
A Moto Vena está em plena expansão. Recentemente, foram finalizadas duas grandes obras de reforma nas unidades em Vila Velha e Vitória.
Geral
Prestes a completar 50 anos, a Politintas não para de crescer, sendo hoje a maior rede de lojas de tintas do Espírito Santo, com lojas localizadas na Grande Vitória e uma completa estrutura para atender vendas por telefone, WhatsApp e internet.
Geral
Sempre em movimento, o Shopping Vitória continua investindo em modernização e mudanças estruturais.
Geral
O Sesc no Espírito Santo está com a atenção voltada aos seus equipamentos de turismo e lazer, que receberão investimentos importantes na modernização de estrutura e melhoria de todos os serviços envolvidos nestas operações.
Geral
O parque aquático Acquamania está em um momento de expansão e inovação e promete, para o próximo ano, inaugurar novas atrações para aumentar ainda mais a diversão e a adrenalina.
Geral
A Rede Construir está focada em expandir sua presença digital e melhorar ainda mais a experiência de seus clientes.
Geral
Com novos lançamentos em Serra, Viana, Cariacica, Vila Velha, além de outros municípios da Grande Vitória, a Imobiliária Universal está prestes a completar 50 anos, sempre respeitando o meio ambiente e a expectativa de nossos clientes.
Geral
A Dalla Home Center está presente no Espírito Santo com nove lojas, sendo seis na Grande Vitória, uma em Aracruz, uma em Linhares e uma em São Mateus.
Geral
A Distriferro acaba de concluir um investimento superior a US$ 1 milhão em equipamentos. O novo maquinário foi adquirido no Brasil e exterior e vai compor a nova unidade que a Distriferro está prestes a inaugurar em Vila Velha.
Geral
O Sicoob ES vai implementar novidades tecnológicas ainda em 2024.
Geral
Com apenas 10 anos, construtora se destaca pela grandiosidade, inovação, funcionalidade e qualidade de seus empreendimentos.
Geral
A Ranchinho foi fundada em 1987, em Vila Velha, com a missão de distribuir cereais da melhor qualidade (tipo 1), selecionados e empacotados dentro dos padrões exigidos pelos órgãos reguladores, levando ao consumidor segurança, qualidade e garantia no seu consumo.
Geral
O Centro de Vacinação da Praia (CVP) foi criado em 1999, iniciando suas atividades na Praia do Canto, em Vitória.
Geral
A Casa do Serralheiro é uma empresa pertencente ao Grupo Bremenkamp, com sede em Cariacica, fundada em 2010. É um importante elo entre as grandes usinas e os serralheiros, metalúrgicas, pequenas indústrias e demais interessados.
Geral
A história do Le Buffet começou em 1994, com pequenos eventos e coffee breaks idealizados e desenvolvidos pelo casal Giovanna e André Rosa.
Geral
O Boulevard Shopping Vila Velha é conhecido por ser um centro de convivência com arquitetura elegante, moderna e que oferece conforto, experiências singulares, serviços e transformação do entorno.
Geral
A MRV foi fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte. Em 44 anos de atividades, vendeu mais de 500 mil unidades. É a única construtora brasileira presente em mais de 100 cidades de 22 estados e no Distrito Federal. A empresa preza pela satisfação dos clientes e tem como objetivo viabilizar o sonho da […]
Geral
A Sorridents nasceu em 1995 e chegou ao Espírito Santo em 2008 com o objetivo de trazer a todos o direito de sorrir. Sorrir com vontade, paixão, liberdade, sem constrangimento nem medo de ser feliz!
Geral
A Grafitusa é uma empresa com mais de 100 anos de história, que, ao longo do tempo, acreditou no mercado capixaba e manteve investimentos de forma antecipada, trazendo os mais inovadores equipamentos tecnológicos do mercado global para o estado.
Geral
A Itapuã tornou-se uma estrela do mercado pela sua história construída durante tantos anos e pela sua constante evolução, que a torna relevante para o consumidor de hoje. A marca nasceu da determinação e força de Severino Matias, que construiu um verdadeiro legado que perdura até os dias atuais, mesmo diante das transformações do mercado […]
Geral
A Rede Construir é uma das maiores redes de lojas de material de construção da América Latina, presente nos estados do Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Ceará.
Geral
A Viação Águia Branca tem como propósito mover o mundo com excelência e respeito às pessoas. Para isso, busca conectar, acolher, promover reencontros e impulsionar o desenvolvimento, perseguindo constantemente a evolução. A empresa transporta mais de 9 milhões de pessoas por ano, em oito estados brasileiros, conectando mais de 700 destinos.
Geral
Em 2023, o Shopping Vitória completa 30 anos de história no Espírito Santo. Soma atualmente 480 operações comerciais, com um fluxo mensal de mais de 1 milhão de visitantes. Está localizado numa das principais avenidas da capital e no bairro que praticamente se desenvolveu como área empresarial a partir de sua chegada.
Geral
Há 58 anos no mercado, o Sal Globo é um clássico sinônimo de respeito, qualidade e confiança.
Economia
Programa traz cobertura completa da grande noite de premiação da pesquisa Marcas Ícones, realizada no dia 18 de maio
Economia
Programa trará cobertura completa da grande noite de premiação da pesquisa Marcas Ícones, realizada no dia 18 de maio
Geral
Recentemente, a Garoto anunciou um investimento de R$ 430 milhões nas operações para 2023 e 2024, com foco na modernização e na ampliação da unidade de Vila Velha, além da instalação de linhas de produção para lançamentos em novas categorias de produtos.
Geral
A Monza é reconhecida em todo o estado do Espírito Santo por inovar, prestar um excelente atendimento e ser um local acolhedor, que entrega muito mais do que uma padaria tradicional. Em expansão, a empresa inaugurou recentemente uma unidade em Vila Velha e se programa para abrir mais duas lojas.
Geral
Transformação digital e inovação estão em ritmo acelerado dentro da Morar e têm se desenvolvido com muito planejamento. Neste ano, empresa continua com sua expansão em Vila Velha e Serra e promete novidades em breve.
Geral
No Espírito Santo, a Vivo está presente em 14 cidades com fibra ótica (Vitória, Serra, Cariacica, Viana, Guarapari, Cachoeiro do Itapemirim, Vila Velha, Linhares, Colatina, Aracruz, São Mateus) e segue expandindo sua rede ao longo do ano.
Geral
Desde 2019, no Espírito Santo, com uma loja em Vitória, a Leroy Merlin que, neste e no próximo ano, ampliar sua presença digital no estado para colaborar ainda mais para a transformação dos lares capixabas.
Fotos
Evento
Confira os registros de quem marcou presença no evento de reconhecimento de Marcas Ícones 2025.
Conteúdo de marca
A Rede Vitória apresentou nesta terça-feira, 15 de abril, para o mercado publicitário, o resultado da 14ª edição da pesquisa Marcas Ícones
Minuto Marcas Ícones
Dúvidas frequentes
Não. O Marcas Ícones é uma pesquisa que reconhece a lembrança de marca em diversas categorias do mercado capixaba. As marcas recebem visibilidade especial e o selo de Marca Ícone, símbolo de prestígio e reconhecimento junto ao consumidor capixaba.
Atualmente, a pesquisa é conduzida pelo Instituto Futura, que possui mais de 30 anos de experiência em pesquisas de mercado e opinião pública.
Não. A pesquisa é realizada com base na lembrança espontânea dos consumidores. Ou seja, os entrevistados respondem livremente qual marca lembram primeiro em cada categoria, sem lista prévia ou indução. É a opinião popular genuína que define o resultado.
As marcas não são indicadas previamente. A pesquisa é espontânea. O entrevistado responde de forma livre qual marca lhe vem à mente em cada categoria. As mais citadas são analisadas estatisticamente para identificar as vencedoras.
Na pesquisa de 2025, foram realizadas 600 entrevistas presenciais com moradores da Grande Vitória, com 16 anos ou mais, entre 10 e 28 de março. A amostra foi segmentada por sexo, faixa etária, escolaridade, classe social e cidade.
Moradores de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, com idade a partir de 16 anos, de diferentes perfis socioeconômicos e educacionais.
Se a diferença entre as marcas for igual ou superior a 2,0 pontos percentuais, há um vencedor claro. Caso contrário, ocorre um empate técnico e as marcas empatadas são reconhecidas.
Esse site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Termos de Uso e Política de Privacidade