
Uma grande operação de proteção ambiental em Itapemirim resultou no resgate de 120 pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro de forma ilegal. A ação, realizada na sexta-feira (5), é considerada a maior apreensão de animais irregulares na região nos últimos anos.
A ação, que teve a participação da Polícia Civil, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizou várias espécies de pássaros. Entre elas, havia aves ameaçadas de extinção e outras que não são da região, mostrando o quanto o tráfico prejudica a biodiversidade.
Após a apreensão, todos os pássaros foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde receberam os cuidados veterinários necessários e vão aguardar o momento ideal para serem reintroduzidos na natureza.
O responsável por manter as aves em cativeiro foi autuado e terá que responder por crimes ambientais, conforme a legislação. Para os órgãos envolvidos, a operação reforça que o combate à manutenção ilegal da fauna silvestre, que ameaça diretamente a biodiversidade, é uma prioridade na região.