Que linda!

Arraia-pintada é flagrada no Canal de Vitória; veja vídeo

Registro foi feito por um pescador na região da Curva do Saldanha. Oceanógrafa explica sobre a espécie

Leitura: 2 Minutos
Raia-pintada é vista no Canal de Vitória (Foto: Wendelles Gomes Dias)
Raia-pintada é vista no Canal de Vitória (Foto: Wendelles Gomes Dias)

Uma arraia-pintada foi flagrada nadando no Canal de Vitória, em frente ao Forte São João, próximo à curva do Saldanha. O registro foi feito por Wendelles Gomes Dias, que trabalha com aluguel de embarcações de pesca na região e costuma observar diferentes espécies marinhas no local.

Segundo Wendelles, a arraia passou bem perto do grupo que estava pescando na beira-mar, na tarde de domingo (31). Ele acredita que era apenas uma, mas amigos afirmaram que viram dois animais nadando na mesma área.

Essa não foi a primeira vez que o pescador se deparou com espécies marinhas na região.

Eu trabalho com pescaria, né? Então, por estar sempre na água, a gente acaba vendo alguns animais incomuns. Já vimos cavalo-marinho, arraia grande pulando do nosso lado, golfinho… tudo aqui no Canal de Vitória.

Wendelles Gomes

Confira o flagrante:

A presença da arraia-pintada, no entanto, não surpreende especialistas. De acordo com a oceanógrafa Natalia Alves Bezerra, professora do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a espécie é registrada praticamente durante todo o ano nas águas do Estado.

É comum os mergulhadores avistarem arraia-pintada em qualquer época. Provavelmente, trata-se de uma espécie que tem residência aqui, seja durante processos migratórios ou mesmo por alimentação e reprodução.

Natalia Alves Bezerra

Ainda segundo a pesquisadora, ao contrário de outras espécies de arraias que aparecem em grandes cardumes de forma sazonal, a arraia-pintada é mais solitária e sua ocorrência é considerada comum ao longo dos meses.

A ocorrência dessa espécie é registrada em quase todos os meses do ano, mas ainda precisamos de estudos específicos para entender melhor o comportamento desses animais na costa capixaba.

Natalia Alves Bezerra

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.