
Aves silvestres mantidas em cativeiro foram resgatadas na manhã desta quinta-feira (15) no bairro Barramares, em Vila Velha, durante fiscalização de denúncias de maus-tratos e criação irregular de pássaros.
A operação foi realizada por uma equipe do Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha. Ao todo, 14 aves silvestres eram mantidas sem autorização dos órgãos ambientais.
De acordo com a secretaria, o dono dos animais não estava em casa, mas uma denúncia foi feita à Polícia Civil.
No local, as equipes encontraram as aves em gaiolas sem condições adequadas, além disso, os animais não tinham comida adequada e os bebedouros não eram trocados há vários dias e acumulavam lodo e sujeira.
Havia também restos de comida estragada e acúmulo de fezes. A decretaria destacou que as condições eram de maus-tratos e incompatíveis com as necessidades das espécies que viviam no local.
Além da Secretaria de Meio Ambiente, a ação contou com apoio da Guarda Municipal e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O Ibama enviou as aves para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), na Serra, onde passarão por avaliação veterinária. Após a recuperação, os animais serão devolvidos à natureza.