Cotidiano

Baleia é encontrada morta em praia da Serra

A causa da morte do animal, identificado como um macho, ainda é desconhecida

Leitura: 2 Minutos
Foto: Rede social/ Reprodução
Foto: Rede social/ Reprodução

Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na Praia de Bicanga, na Serra, durante a manhã desta sexta-feira (1º). A causa da morte do animal, identificado como um macho, ainda é desconhecida

Segundo informações da Prefeitura da Serra, equipes da Secretaria de Serviços e da Fiscalização de Meio Ambiente foram deslocadas até o local para dar destino ao corpo do animal.

Diante do ocorrido, a Prefeitura, em parceria com o Instituto Orca – que dá apoio na operação, “orienta aos moradores e banhistas que não se aproximem do local e evitem contato com o corpo do animal”.

Um dos maiores animais encontrados na costa brasileira”

Em entrevista ao Folha Vitória, o Daniel Gosser Motta, biólogo e vice-presidente do Conselho Regional de Biologia do Espírito Santo (CRBio-10), narra que as baleias-jubarte são um dos maiores animais da costa brasileira e podem medir 16 metros e pesar 40 toneladas.

Elas se alimentam basicamente de krills, pequenos crustáceos que vivem na água, e são muito abundantes no Oceano Antártico.

Daniel Gosser Motta

Ainda conforme o especialista, elas são animais migratórios, ou seja, precisam percorrer grandes distâncias para completar seu ciclo de vida. “Começam a viagem no Oceano Antártico, e a maioria delas escolhem o norte do Espírito Santo e o sul da Bahia para se reproduzirem, entre junho e novembro”.

Motta também explica que a maioria dos encalhes registrados são de filhotes e juvenis, já que eles são mais novos nesta longa jornada.

Caso encontrem alguma baleia-jubarte encalhada ou qualquer outro animal marinho, ligar para 0800-991-4800, que uma equipe especializada irá realizar o resgate correto do animal.

Daniel Gosser Motta
Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória