Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na Praia de Bicanga, na Serra, durante a manhã desta sexta-feira (1º). A causa da morte do animal, identificado como um macho, ainda é desconhecida
Segundo informações da Prefeitura da Serra, equipes da Secretaria de Serviços e da Fiscalização de Meio Ambiente foram deslocadas até o local para dar destino ao corpo do animal.
Diante do ocorrido, a Prefeitura, em parceria com o Instituto Orca – que dá apoio na operação, “orienta aos moradores e banhistas que não se aproximem do local e evitem contato com o corpo do animal”.
“Um dos maiores animais encontrados na costa brasileira”
Em entrevista ao Folha Vitória, o Daniel Gosser Motta, biólogo e vice-presidente do Conselho Regional de Biologia do Espírito Santo (CRBio-10), narra que as baleias-jubarte são um dos maiores animais da costa brasileira e podem medir 16 metros e pesar 40 toneladas.
Elas se alimentam basicamente de krills, pequenos crustáceos que vivem na água, e são muito abundantes no Oceano Antártico.
Daniel Gosser Motta
Ainda conforme o especialista, elas são animais migratórios, ou seja, precisam percorrer grandes distâncias para completar seu ciclo de vida. “Começam a viagem no Oceano Antártico, e a maioria delas escolhem o norte do Espírito Santo e o sul da Bahia para se reproduzirem, entre junho e novembro”.
Motta também explica que a maioria dos encalhes registrados são de filhotes e juvenis, já que eles são mais novos nesta longa jornada.
Caso encontrem alguma baleia-jubarte encalhada ou qualquer outro animal marinho, ligar para 0800-991-4800, que uma equipe especializada irá realizar o resgate correto do animal.
Daniel Gosser Motta