Foto: Luciano Cajaíba
Foto: Luciano Cajaíba

O litoral capixaba voltou a ser palco de registros impressionantes de baleias-jubarte. Uma expedição experimental de observação flagrou um grupo de quatro animais: uma fêmea com um filhote recém-nascido, de poucas horas de vida, acompanhados por dois jovens.

A expedição, promovida pela Secretaria de Turismo da Serra, aconteceu na segunda-feira (1º). O avistamento ocorreu nos primeiros 20 minutos de navegação a partir da praia de Jacaraípe.

A ação contou com a participação de técnicos da prefeitura, ambientalistas da ONG Amigos da Jubarte e o pesquisador Luciano Cajaíba.

As imagens coletadas serão utilizadas em estudos sobre peso, tamanho e comportamento dos animais, reforçando a importância do litoral serrano no corredor migratório das jubartes.

Baleias-jubarte também foram vistas em Vila Velha

Já nesta quinta-feira (4), o influenciador Gabriel Rocha registrou outro flagrante, desta vez em Vila Velha, com duas baleias chamando a atenção de banhistas e internautas.

Veja o registro do influenciador:

Bióloga diz que aparições de baleias-jubarte serão cada vez mais frequentes

Segundo a bióloga marinha Bruna Rezende, coordenadora do Instituto O Canal e do Projeto Amigos da Jubarte, a aparição das jubartes próximas à costa é comum nesta época do ano.

Estamos numa região de berçário. Em agosto começam a nascer os filhotes, e agora veremos cada vez mais mães se aproximando da costa em busca de águas mais quentes, longe de predadores e grupos competitivos de machos.

Bruna Rezende, bióloga

A pesquisadora ressalta, no entanto, que só é possível identificar se os animais são os mesmos em diferentes registros com a chamada foto identificação, feita a partir da cauda, que funciona como uma “digital” única para cada baleia.

Baleia-franca e filhote são vistos na Praia de Itapuã

Foto: @Lucasfilmer

E também, no dia 25 de agosto, uma baleia-franca e seu filhote foram vistos, na Praia de Itapuã, em Vila Velha. O registro raro foi feito pelo videomaker Lucas Silveira, que relatou o encontro.

Eu recebi um vídeo de um amigo que tinha visto duas baleias. Quando saí para trabalhar, vi muito gente olhando do calçadão para o mar. Parei e perguntei, um rapaz falou que havia um filhote muito perto da areia, e que todos estavam preocupados com medo de encalhar. Voltei em casa, peguei o drone e consegui registrar imagens do filhote. Uns 20 minutos depois, ele encontrou a mãe. Foi uma experiência muito legal.

Lucas Silveira, videomake

Bruna Rezende explicou que se tratava de uma mãe e seu filhote da espécie baleia-franca, diferente das jubartes, que são mais comuns na região.

“É um privilégio termos a baleia-franca aqui no Espírito Santo. Elas vêm ao Brasil para se reproduzir, mas o ponto de concentração é no Sul, especialmente em Santa Catarina. É um comportamento normal e as baleias estavam tranquilas”, disse Bruna.

A especialista ressaltou a importância do monitoramento da presença desses animais na costa capixaba, principalmente devido ao alto tráfego de embarcações, uma das maiores ameaças para as espécies marinhas.

Veja o vídeo da baleia-jubarte no litoral de Vila Velha

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.