Uma baleia franca e seu filhote foram vistos na manhã de segunda-feira (25), na Praia de Itapuã, em Vila Velha. O registro raro foi feito pelo videomaker Lucas Silveira, que relatou o encontro.
Eu recebi um vídeo de um amigo que tinha visto duas baleias. Quando saí para trabalhar, vi muito gente olhando do calçadão para o mar. Parei e perguntei, um rapaz falou que havia um filhote muito perto da areia, e que todos estavam preocupados com medo de encalhar. Voltei em casa, peguei o drone e consegui registrar imagens do filhote. Uns 20 minutos depois, ele encontrou a mãe. Foi uma experiência muito legal.”
Lucas Silveira, videomaker
Bruna Rezende, bióloga marinha, mestranda em oceanografia ambiental pela Ufes e coordenadora do Instituto O Canal/Projetos Amigos da Jubarte e Golfinhos do Brasil, explicou que se tratava de uma mãe e seu filhote da espécie baleia franca, diferente das jubartes, que são mais comuns na região.
“É um privilégio termos a baleia franca aqui no Espírito Santo. Elas vêm ao Brasil para se reproduzir, mas o ponto de concentração é no Sul, especialmente em Santa Catarina. É um comportamento normal e as baleias estavam tranquilas”, disse Bruna.
A especialista ressaltou a importância do monitoramento da presença desses animais na costa capixaba, principalmente devido ao alto tráfego de embarcações, uma das maiores ameaças para as espécies marinhas.
Segundo Bruna, não há relação entre este avistamento e os casos recentes de baleias mortas em Aracruz, já que são espécies diferentes.
Para a população, a orientação é observar os animais respeitando a distância mínima de 100 metros e informar os órgãos competentes ou projetos especializados, garantindo segurança e preservação da espécie.
Veja o vídeo:
*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos