Um verdadeiro espetáculo da natureza emocionou quem estava no balneário de Manguinhos, na Serra: dezenas de filhotes de tartarugas marinhas deixaram a segurança do ninho e “desfilaram” pelas areias da praia.
A corrida delicada rumo ao mar foi flagrada na manhã de terça-feira (21) pela empresária Viviani Silva Mattos Tofoli, enquanto ela caminhava pela areia da praia ao lado do marido.
A empresária, que mora em Guarapari, também no litoral capixaba, contou que está passando férias no balneário da Serra e viveu a emoção de presenciar a cena, descrita como “maravilha da natureza”.
Tive o privilégio de presenciar pela segunda vez. A primeira foi no ano de 1978, em Pontal do Ipiranga, em Linhares. A sensação foi indescritível, uma maravilha da natureza!
Viviani Silva Mattos Tofoli, empresária

Outro registro do momento emocionante também foi compartilhado nas redes sociais por Julia Borges, na terça-feira (20). No vídeo, ela conta que foi correr na praia com a tia e se deparou com o nascimento dos pequenos animais marinhos.
Hoje, eu realizei um sonho! Que a gente cultive sempre o desejo de ver as coisas bonitas desse mundo e tenha sempre tempo para apreciar tudo isso aqui!
Julia Borges
O que fazer se deparar com filhotes de tartaruga?
Segundo o Centro Tamar ICMBio, o momento atual é de desova, que se iniciou em setembro e vai até março, desde a eclosão dos ovos ao nascimento dos filhotes. “Ao encontrar um ninho de tartaruga marinha, é um sinal de que a praia faz parte de um importante ciclo de vida”.
Diante disso, o durante o período, ações simples como não tocar, não pisotear e respeitar as sinalizações são fundamentais para a sobrevivência dos filhotes.
Ao avistar um ninho ou uma tartaruga marinha, mantenha distância. Caso o animal esteja em perigo, entre em contato com os órgãos ambientais da sua região.
Salientamos que não pode encostar no animal, evitar luzes de celular e qualquer fonte luminosa (lanterna, flash, holofote). Isso serve para o animal em qualquer fase do seu ciclo de vida, filhote e fêmea adulta. Ter cuidados com os ninhos, evitar pisoteio e avisar aos órgãos competentes sempre.
Centro Tamar ICMBio