De graça!

Do caranguejo ao boto-cinza: exposição mergulha no universo dos manguezais capixabas

Mostra educativa apresenta biodiversidade dos manguezais capixabas com entrada gratuita até domingo (27)

Leitura: 2 Minutos
Exposição gratuita no Parque Costeiro, na Orla de Camburi
Reprodução/Projeto Mangues de Pedra

Uma oportunidade única e gratuita para mergulhar no universo dos manguezais capixabas está aberta ao público até este domingo (27), das 8h às 17h, no Parque Costeiro, na Orla de Camburi, em Vitória.

Com foco na educação ambiental, a mostra reúne animais taxidermizados como caranguejos, aves e tartarugas marinhas, além de um impressionante esqueleto de boto-cinza. Todos representam a fauna que habita os manguezais do Espírito Santo.

A exposição também conta com amostras botânicas das principais árvores desse ecossistema.

A exposição do Projeto Manguezais sobre Recifes, também conhecido como Projeto Mangue de Pedra, acontece por meio de uma parceria entre o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM) e o ESOLab, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Maquete com simulação da água e exposição fotográfica

Entre os destaques, está uma maquete interativa de manguezal, que simula a ondulação da água e demonstra, de forma visual, como esse ambiente natural contribui para o enfraquecimento das ondas e proteção do litoral.

O espaço ainda abriga uma exposição fotográfica que retrata as paisagens de manguezais de pedra de locais como Manguinhos, Aracruz e Vitória.

Os visitantes também podem conhecer o MANGUIA, um material educativo que auxilia na identificação das espécies que compõem os manguezais.

O objetivo é promover a valorização desses ambientes, que exercem papel fundamental na biodiversidade e na regulação climática.

A visitação é livre e gratuita, aberta a todos os públicos, sem necessidade de agendamento. A iniciativa busca ampliar a conscientização sobre a importância dos manguezais e estimular a conservação dos ecossistemas costeiros do Espírito Santo.

Laís Magesky, editora de distribuição de redes sociais
Laís Magesky

Editora de Distribuição de Conteúdo

Formada em Jornalismo pela Faesa, atua como editora de distribuição de conteúdo e é responsável pelas redes sociais do Folha Vitória, conectando informação de qualidade ao público por meio das plataformas digitais.

Formada em Jornalismo pela Faesa, atua como editora de distribuição de conteúdo e é responsável pelas redes sociais do Folha Vitória, conectando informação de qualidade ao público por meio das plataformas digitais.