Meio Ambiente

Guarapari pode ganhar aquário gigante parecido com o do Rio de Janeiro

Estrutura será inspirada no AquaRio e adaptada à realidade da Cidade Saúde. Projeto deve contar com uma parceria público-privada

Aquário do Rio de Janeiro servirá de inspiração para obra em Guarapari. Foto: Divulgação/AquaRIO
Aquário do Rio de Janeiro servirá de inspiração para obra em Guarapari. Foto: Divulgação/AquaRIO

Já imaginou poder ver espécies marinhas de pertinho? Tubarões, tartarugas, tudo por trás de um vidro. Esta possibilidade pode estar próxima, uma vez que a Prefeitura de Guarapari está em fase de estudos para a construção de um grande aquário turístico na Cidade Saúde.

LEIA TAMBÉM:

O modelo a ser seguido é inspirado no AquaRio, localizado no Rio de Janeiro, e busca incentivar o desenvolvimento econômico do município. Segundo a prefeitura, o projeto deve ser viabilizado por meio de uma parceria público-privada.

O prefeito do município, Rodrigo Borges, afirma que a proposta já conta com o apoio de um importante parceiro: o Instituto Orca, que atua na cidade com ações ligadas ao meio ambiente. De acordo com ele, a intenção é explorar potencialidades do litoral do Espírito Santo.

Ainda está em fase de pesquisa. Estivemos no Instituto Orca para desenhar e formular o projeto, e está avançando. Depois, entraremos na fase de captação de investidores, afirmou.

Incentivo ao turismo

Segundo Borges, a expectativa é de que a construção de um aquário possa ajudar a aquecer o turismo e a economia locais para atrair visitantes durante outras épocas do ano para o município, não somente em época de alta temporada.

“Os capixabas não vão mais precisar ir ao Rio de Janeiro para visitar um aquário gigante. Nós vamos fazer aqui um espaço semelhante ao AquaRio, adaptado à nossa realidade, para incentivar o turismo e valorizar a cidade”, disse.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.