Foto: Reprodução/Iema
Foto: Reprodução/Iema

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema) reforçou regras para a visitação do Arquipélago das Três Ilhas, na Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, em Guarapari, durante o verão.

Um dos destinos mais procurados da estação, o arquipélago é conhecido pela biodiversidade marinha e as normas são feitas para a preservação da vida animal e vegetal da região.

A APA de Setiba foi criada em 1994 como zona de amortecimento do Parque Estadual Paulo César Vinha, e é a única unidade de conservação que abrange o bioma marinho do Espírito Santo.

No local é encontrada uma das maiores diversidades de peixes recifais do Atlântico Sul-Oriental, essas espécies dependem dos recifes de corais, rochas e algas para alimentação, abrigo e reprodução, como informa o Iema.

O instituto alerta que o local está aberto para banho de mar, snorkeling e mergulho contemplativo, mas há práticas proibidas, visando a conservação do ecossistema.

No local a pesca é totalmente proibida em um raio de 100 metros ao redor da ilha, assim como acampamentos.

Também é totalmente vedada capturar ou tocar em animais marinhos. O mesmo vale para depósito de lixo no local. O uso de fogo também é proibido. Veja a lista completa.

Principais Proibições no Arquipélago das Três Ilhas:

  • Pesca: Toda forma de pesca é proibida em um raio de 100 metros ao redor das ilhas de Gurarema, Leste-Oeste, Guanchumbas, Cambaião e Quitongo, incluindo pesca subaquática, com linha de mão, vara ou molinete, seja a partir das ilhas ou de embarcações.
  • Acampamento: A prática de acampamento, que envolve a abertura de clareiras para montagem de barracas, é proibida, pois pode degradar o solo e favorecer a proliferação de espécies invasoras.
  • Coleta e Toque em Organismos Marinhos: A coleta e o toque em organismos marinhos são proibidos, uma vez que essas ações prejudicam o equilíbrio ecológico da região.
  • Descarte de Lixo: O descarte de qualquer tipo de lixo é estritamente proibido, para evitar impactos negativos na qualidade ambiental do arquipélago.
  • Uso de Fogo: O uso de fogueiras ou churrasqueiras é proibido devido ao alto risco de incêndios, que podem comprometer o ambiente natural.
  • Uso de Som Alto: O uso de som alto é restringido para manter a tranquilidade da área e não prejudicar o comportamento das espécies locais.

Devido à ausência de banheiros nas ilhas, o descarte de resíduos fisiológicos é proibido, a fim de evitar a contaminação do ambiente.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.