
Um jacaré foi encontrado por um cachorro em uma rua no bairro Ponta da Fruta, em Vila Velha, na tarde do último domingo (7). O animal estava em estado crítico, chegou a ser resgatado e levado a um hospital veterinário, mas não resistiu.
O réptil de cerca de 1,60 metros e 30 quilos estava no meio da rua quando foi visto pelo cachorro, que começou a latir próximo do animal e chamou a atenção dos moradores. As pessoas acionaram a Polícia Ambiental, que solicitou o apoio do Programa Caiman, responsável pelo resgate de jacarés na Grande Vitória.
De acordo com o médico veterinário do Programa Caiman, Lucas Yu, o animal recebeu todo atendimento emergencial da equipe, mas chegou ao hospital veterinário já em condição crítica.
Os moradores estavam assustados, o jacaré estava parado no meio da rua. As pessoas ajudaram como puderam, molharam o animal, mantiveram a distância e acionaram o Programa Caiman. Sobre o estado do animal, a primeira vista aparentava estar bem, e com bom score corporal, contudo, ao realizar o exame clínico a equipe notou que ele não estava bem
Lucas Yu, veterinário

O animal foi encaminhado para o Hospital Silvestres, onde recebeu atendimento, mas não resistiu. O médico veterinário Lucas Micael, responsável pelo caso na unidade, informou que a causa da morte está relacionada ao quadro grave em que o jacaré chegou.
Ele teve um choque hipovolêmico (perda de sangue ou fluidos) por conta da desidratação e não aguentou. Ele deve passar por biometria e exames para saber o que houve ainda hoje”
Lucas Micael, veterinário
Agora, uma equipe de cientistas irá realizar o exame de necrópsia para descobrir a causa da morte do animal silvestre.
O Programa Caiman reforçou que o resgate de animais em áreas urbanas cresce durante o verão. Caso encontre um jacaré, acione o Programa Caiman pelo número (27) 99763-9757.