Meio Ambiente

Jacaré é resgatada infestada de sanguessugas na Serra

A jacaré foi encontrada em uma passagem de água desativada. Segundo a equipe, ela provavelmente estava presa há meses

Leitura: 2 Minutos
Reprodução/Projeto Caiman
Reprodução/Projeto Caiman

Uma jacaré-de-papo-amarelo de 2,6 metros foi resgatada infestada de sanguessugas na noite desta quarta-feira (3), no bairro Manoel Plaza, na Serra.

O animal, de grande porte, estava bastante debilitado e pesando cerca de 20 quilos. Segundo a equipe do Projeto Caiman, responsável pelo resgate, o peso deveria ser pelo menos o dobro.

A jacaré foi encontrada em uma passagem de água desativada. Segundo a equipe, ela provavelmente estava presa há meses, o que explica a grave desnutrição e desidratação.

Para o pesquisador Lucas Yu, do Projeto Caiman, a infestação de sanguessugas era a maior preocupação, havia mais de 20 parasitas no corpo do réptil.

“Além disso, a Cristal, como batizamos, está pesando exatamente apenas 20 quilos, quando o esperado para o porte seria no mínimo o dobro: 40 quilos”, afirmou.

Reprodução/Projeto Caiman

O animal foi encaminhado ao Hospital Silvestres, em Vila Velha, onde recebeu medicação, hidratação e alimentação adequadas.

Agora, ela segue na reabilitação do Programa Caiman para os devidos cuidados. “Estamos muito preocupados, mas com esperança de que a Cristal vai se recuperar e logo estará de volta, reintroduzida na natureza, em um local adequado”, finalizou o pesquisador.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.