
Dois jacarés foram resgatados em diferentes pontos do município da Serra ao longo desta semana, em ações realizadas por equipes ambientais com apoio da Guarda Municipal e pelo Projeto Caiman.
O primeiro caso ocorreu na manhã de terça-feira (20). A equipe da Fiscalização Ambiental da Serra resgatou um jacaré na Avenida Bicanga, no bairro Bicanga, Serra.
A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal. O animal foi levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no bairro Barcelona, onde será examinado antes de ser devolvido à natureza.
Para realizar a operação, os agentes da Guarda Municipal interditaram temporariamente a via, evitando atropelamentos e facilitando o manejo por parte dos fiscais ambientais.
Após o resgate realizado pelos agentes da fiscalização, o animal foi levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado no bairro Barcelona, onde vai passar por exames antes de ser devolvido à natureza.

Jacaré resgatado em empresa
Um jacaré-de-papo-amarelo foi resgatado na manhã desta quinta-feira (22) dentro de uma empresa no bairro Civit I, na Serra. A ocorrência foi atendida pela equipe do Projeto Caiman, que foi acionada pelos próprios funcionários do local.
Segundo o médico veterinário e pesquisador Lucas Yu, os trabalhadores encontraram o animal e optaram por mantê-lo em uma sala fechada até a chegada da equipe especializada.
Eles não estavam assustados, estavam preocupados com o jacaré. Ficaram curiosos sobre como ele chegou ali e fizeram contato rapidamente, o que foi muito importante.
Lucas Yu, médico veterinário e pesquisador
O chamado foi feito por volta das 7 horas e a equipe chegou ao local cerca de uma hora depois. O animal, um macho, estava com boas condições de saúde, pesando aproximadamente 1,5 quilogramas e medindo cerca de 80 centímetros.
Durante o atendimento, foram realizadas coletas de sangue para avaliação clínica. De acordo com Lucas Yu, outros exames não foram necessários e o jacaré está bem, sem precisar passar por reabilitação e já podendo ser solto na natureza.

*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos