O banco de areia que separa a Lagoa de Carapebus, na Serra, do mar se rompeu na manhã desta quarta-feira (21) e imagens da força das águas foram postadas nas redes sociais.

O local fica entre Balneário de Carapebus e Praia de Carapebus. Nos vídeos, moradores afirmam que o rompimento da lagoa, quando a água escoa para o mar, havia sido causado pelas chuvas registradas desde a terça-feira (20) no município.

No entanto, a Prefeitura da Serra declarou que as chuvas não causaram o rompimento da barreira. A Secretaria de Meio Ambiente argumenta que a lagoa é uma laguna e a queda do banco de areia acontece de forma natural, sendo necessária para a manutenção do ecossistema local.

Foto: Leitor Folha Vitória

Ainda de acordo com a prefeitura, há suspeitas de que o rompimento não tenha ocorrido de forma natural e tenha sido causado por pessoas que transitavam pelo local, o que configura crime ambiental.

“A Fiscalização de Meio Ambiente esteve no local, porém os autores não foram identificados até o momento”, informou a prefeitura por nota.

A prefeitura pede que moradores que tenha informações sobre a localização dos responsáveis pelo rompimento da laguna entrem em contato com a Fiscalização Ambiental por meio do aplicativo Colab ou pelo Disque Denúncia, no número 181.


Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.