O que a falência da startup sueca de baterias Northvolt ensina para a eletro mobilidade no Brasil? 

Lendo uma publicação do colega, Cassiano Farani (Co-Founder YvY Capital | Green Innovation | Transição Energética | Novos Negócios), me surpreendi com o fato, de uma empresa promissora, sueca, encerrar as atividades. Sou suspeito, por ser fã da Suécia, país que tive a oportunidade em visitar várias vezes. Confio na resiliência daquele povo, e na capacidade de se reerguerem, mas fica aqui, uma lição, que cabe a todos.


🔋 O que aconteceu?


A Northvolt startup sueca de baterias considerada uma das grandes apostas da Europa na transição energética, colapsou após não conseguir cumprir suas metas de produção em escala e enfrentar sérios problemas de execução e gestão operacional. Mesmo tendo captado mais de US$ 15 bilhões e contado com o apoio de investidores estratégicos como Volkswagen e Goldman Sachs, a empresa não conseguiu superar a dependência de insumos estrangeiros, a falta de incentivos industriais locais e os desafios técnicos da verticalização da cadeia de baterias, resultando em sua falência e paralisação das operações.


🇧🇷 Lição para o Brasil


Estamos começando a desenhar a estratégia nacional de eletromobilidade, mas o caso da Northvolt mostra que:



✅ Ter um projeto ambicioso e um caminhão de dinheiro não basta
✅ Green Innovation exige mais que intenção sustentável
✅ Execução, política industrial e gestão devem caminhar juntas


📌 3 reflexões importantes:


1️⃣ Sem política pública, não há transição energética
A Europa deixou a Northvolt exposta sem o equivalente ao Inflation Reduction Act dos EUA. O Brasil precisa garantir incentivos industriais inteligentes, alinhados a uma visão de longo prazo.

2️⃣ Green Innovation tem que ser economicamente viável
Projetos sustentáveis precisam fazer sentido financeiramente. Escalabilidade, margens e dependência externa devem ser tratados como prioridades desde o início.

3️⃣ Cadeias de valor precisam ser realistas e adaptadas ao Brasil
Queremos independência tecnológica, mas precisamos de parcerias estratégicas, infraestrutura local e capital paciente. A construção de uma cadeia produtiva nacional de baterias será gradual e complexa.


🌱 Conclusão


O fracasso da Northvolt é um alerta global: a transição energética depende de visão, execução e apoio sistêmico.


No Brasil, temos a chance de fazer diferente — construindo uma eletro mobilidade que seja sustentável não só no discurso, mas também na prática.


💬 Vamos conversar?


O que o Brasil pode aprender com esse caso para acelerar (com responsabilidade) sua transição energética?


Deixe sua opinião nos comentários!


Link para a matéria: https://lnkd.in/dWzRm7Bj

Celso Bastos

Colunista

Arquiteto e Urbanista, Mestre Engenharia Civil, e Doutor Engenharia Ambiental. Sócio fundador da NB Projetos Ltda. (projeto e consultoria). Diretor Técnico da OUT arquitetura & engenharia. Coordenador do Clube de Economia Circular – Vitória (Londres). Ambassador in Brazil of the International Circular Construction Cluster (ICCC). (Eslovênia). Profissional com mais de 40 anos de atuação na área de projetos, e construções, como foco na Sustentabilidade, Economia Circular e Construção Circular.

Arquiteto e Urbanista, Mestre Engenharia Civil, e Doutor Engenharia Ambiental. Sócio fundador da NB Projetos Ltda. (projeto e consultoria). Diretor Técnico da OUT arquitetura & engenharia. Coordenador do Clube de Economia Circular – Vitória (Londres). Ambassador in Brazil of the International Circular Construction Cluster (ICCC). (Eslovênia). Profissional com mais de 40 anos de atuação na área de projetos, e construções, como foco na Sustentabilidade, Economia Circular e Construção Circular.