
Uma onça-parda morreu atropelada em Vila do Riacho, Aracruz, no litoral Norte do Espírito Santo, nesta quarta-feira (28). Segundo a prefeitura municipal, o animal foi recolhido por uma equipe técnica e encaminhado para exames. Não há informações de como ocorreu o acidente, nem quem atropelou o animal.
Após ser retirado da pista, a onça foi levada ao laboratório do Projetos Felinos da Universidade Vila Velha, que atua em colaboração com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A professora de Ciência Animal da UVV e responsável pelo Projetos Felinos, Ana Carolina Srbek, informou que a onça passará por uma necropsia para obtenção de informações sobre as condições de saúde geral em que o animal se encontrava, como presença de alterações morfológicas e ocorrência de parasitos.
Além disso, o laboratório também coletou material para análises genéticas para envio para o Banco Nacional do ICMBio, e para análises ecológicas.
“A proposta é fazer, da melhor forma, o aproveitamento científico do material biológico, já que, infelizmente, perdemos o espécime”, destacou a professora.
*Texto sob supervisão da editora Elisa Rangel