
Um trecho da BR-101, que corta a Reserva Biológica de Sooretama, na Região Norte do Espírito Santo, agora conta com nove passagens suspensas para a travessia de animais silvestres que vivem na região.
As estruturas foram instaladas entre os quilômetros 102 e 117 da rodovia. Elas são formadas por cordas e redes resistentes, que atravessam a rodovia para a passagem segura dos animais.
LEIA TAMBÉM:
Seminário com Ailton Krenak em Vila Velha discute sobre os direitos da natureza
O que a falência da startup sueca de baterias Northvolt ensina para a eletro mobilidade no Brasil?
Delegação capixaba participa da Conferência de Meio Ambiente 2025
A estrutura foi instalada pela concessionária que administra a via, a Ecovias 101. Para a analista de sustentabilidade da empresa, Grazielli Melo Pena, as passagens podem reduzir o número de acidentes envolvendo os animais que vivem na reserva, como macacos, preguiças e marsupiais.
A BR-101 corta um dos últimos remanescentes contínuos de Mata Atlântica no Estado, o que aumenta a necessidade de medidas para mitigar os riscos de atropelamentos e fragmentação dos habitats naturais, disse Grazielli.
De acordo com o coordenador de sustentabilidade da Ecovias 101, Thiago Cardoso Pinto, câmera também foram instaladas para os animais serem observados e analisar a eficácia das passagens suspensas.
Junto com as passagens, nós também instalamos câmeras para observar o comportamento da fauna e a eficácia das passagens, disse.
*Texto sob a supervisão da editora Elisa Rangel