Mais de sete toneladas de pescado foram apreendidas durante uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na madrugada desta quarta-feira (17).
A apreensão se deu em uma barreira montada na BR-101, no município de São Mateus, região Nordeste do Espírito Santo. A ação fiscalizatória faz parte da operação denominada Decapoda, voltada ao controle da pesca, comércio e transporte de crustáceos capturados ilegalmente.
Segundo informações do Ibama, os veículos interceptados transportavam os pescados sem a devida documentação de origem, o que impede a rastreabilidade da cadeia produtiva e compromete a verificação da legalidade da pesca realizada.
Entre os exemplares apreendidos estavam espécies como corvina, peroá, bom nome, camarão, sardinha e tainha. Os infratores foram autuados e responderão a processo administrativo ambiental.
Já os pescados foram doados ao programa Sesc Mesa Brasil. O órgão informou que a operação “é parte dos esforços contínuos do Ibama para assegurar a preservação da biodiversidade marinha, proteger espécies ameaçadas e garantir que a exploração de recursos pesqueiros ocorra de forma sustentável e responsável”.