Hoje o PodNatureza está em “terras coloradenses”! É que fui convidado a viver uma oportunidade incrível em um seminário internacional que reúne gestores de áreas protegidas para uma imersão em conservação ambiental nos Estados Unidos.
E quem está comigo é o médico veterinário, mestre em Biologia Animal, doutor em Ecologia de Ecossistemas, especialista em Genética e Biologia Molecular, Marcelo Renan de Deus Santos. Marcelo também é coordenador da Reserva Kaetés, do Instituto Marcos Daniel, no Espírito Santo. O local é morada de diversas espécies endêmicas da Mata Atlântica, e algumas delas estão em grave ameaça de extinção.
Viver isso tudo tem sido uma experiência sem tamanho. Junto com a gente, lideranças de oito países também vivem essa oportunidade de aprofundar conhecimentos e práticas em conservação ambiental.
📷 Veja fotos, feitas por Juan David Sanchez-Londoño, pesquisador da Colômbia, da Fundação Biodiversa Colômbia:
Seminário sobre manejo de áreas protegidas
Esta é a 31ª edição do Seminário Internacional sobre o Manejo de Áreas Protegidas, com uma grande imersão e troca de experiências com lideranças de diferentes partes do mundo, no estado do Colorado, nos Estados Unidos.
O seminário é voltado a lideranças que atuam na gestão de áreas protegidas e conservadas, como parques, reservas e territórios indígenas. O objetivo é fortalecer a capacidade desses gestores frente aos desafios crescentes da conservação ambiental, por meio de uma abordagem sistêmica, integrada e colaborativa.
A programação inclui temas como pensamento sistêmico, liderança socioambiental, articulação com povos indígenas e comunidades locais, construção de equipamentos para a conservação e desenvolvimento de estratégias para uma gestão mais equitativa e eficaz das áreas naturais.
Manejo ambiental
Durante a etapa presencial, os participantes visitam referências mundiais em manejo ambiental, como o Parque Nacional das Montanhas Rochosas, os Bosques Nacionais Arapaho-Roosevelt e Black Hills, o Parque Nacional Badlands, o Monumento Nacional Dinosaur e o Refúgio de Vida Silvestre Browns Park.
Também está prevista uma imersão no território indígena Oglala Lakota, promovendo o intercâmbio de saberes e a valorização da cosmovisão indígena na gestão ambiental.
A iniciativa é fruto da parceria entre os Programas Internacionais do Serviço Florestal dos Estados Unidos e a Universidade Estadual do Colorado.
As atividades serão desenvolvidas com foco na formação de lideranças latino-americanas comprometidas com a proteção da biodiversidade e com o fortalecimento de sistemas socioecológicos resilientes.
🎧 Veja outros episódios do PodNatureza no canal do YouTube do Folha Vitória!