31 quilos de carne congelada de tatu e paca apreendidos
Polícia Ambiental apreendeu 31 kg de carne de tatu e paca. Foto: Divulgação/PMA

A Polícia Militar Ambiental realizou o resgate de duas aves silvestres e apreendeu cerca de 31 kg de carne de caça no sábado (01), em uma propriedade em São João do Moacir, na zona rural de Governador Lindenberg, no Noroeste do Espírito Santo.

A ação ocorreu por volta das 11h30. O dono da propriedade estava no local e acompanhou a fiscalização. Segundo a PMA, foram localizados dois papagaios chauá mantidos em cativeiro, dentro de um viveiro de madeira com tela, sem a devida licença ou autorização dos órgãos competentes.

Foto: Divulgação/PMA

Os pássaros silvestres foram retirados do cativeiro, encaminhados para um viveiro da PMA e depois enviados ao Centro de Reintrodução de Animais Silvestres (Cereias), em Aracruz.

31 quilos de carne de animais silvestres

Os agentes haviam recebido uma denúncia que indicava a prática de caça predatória e venda de animais silvestres. Além das aves, a Polícia Ambiental encontrou cerca de 31 quilos de carne de caça, armazenados em congelador do lado de fora da residência.

A PMA informou que apreendeu duas pacas inteiras (sem pele), três tatus parcialmente íntegros (sem cabeça) e duas sacolas contendo partes desmembradas de animais silvestres. O proprietário confirmou que as carnes nas sacolas eram de paca e tatu.

A Polícia Ambiental informou que não havia possibilidade de armazenar e conservar as carnes apreendidas, por apresentarem sinais de descongelamento e putrefação, que precisaram ser descartadas no Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (Cetreu) de Colatina.

Carnes teriam sido compradas de forma irregular

Segundo o relato do proprietário aos policiais, ele teria comprado os produtos de forma irregular há mais de um ano. O homem não informou o contato ou a localização do vendedor.

O suspeito foi autuado pelo crime de posse de fauna silvestre sem autorização. Devido a pena máxima ser menor que dois anos, ele assinou um termo circunstanciado e foi liberado, assumindo o compromisso de comparecer em juízo.

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025.