Foto: Paulo Rodrigues/ Instituto Baleia-Jubarte
Foto: Paulo Rodrigues/ Instituto Baleia-Jubarte

O Porto de Vitória, administrado pela Vports, passou a integrar o programa internacional de prevenção de colisões entre grandes embarcações e baleias. A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto Baleia-Jubarte (IBJ) e a organização internacional Great Whale Conservancy (GWC).

O programa prevê a adoção de recomendações técnicas, baseadas em dados científicos sobre o comportamento e a distribuição das baleias, especialmente a baleia-jubarte, espécie que frequenta as águas do Espírito Santo entre o inverno e a primavera.

Baleias-jubarte: ajustes nos horários dos navios

Entre as medidas sugeridas estão limites de velocidade, definição de rotas prioritárias e ajustes nos horários de entrada e saída dos navios.

A iniciativa segue o exemplo bem-sucedido do Terminal Almirante Barroso, da Transpetro, em São Sebastião (SP), o primeiro do Brasil a adotar o protocolo. Agora, com a adesão da Vports, o Espírito Santo passa a integrar o conceito de “Whale Safe Ports” — ou “Portos Amigos das Baleias”.

Segundo Paulo Rodrigues, coordenador regional do IBJ no Espírito Santo, o trabalho conjunto com a GWC e a Vports permitiu alinhar os dados científicos com as práticas portuárias locais.

Essa parceria possibilitou a construção de recomendações eficazes que protegem as baleias e garantem a segurança da navegação, destacou.

Para Michael Fishbach, diretor da Great Whale Conservancy, o desafio está justamente na sobreposição entre áreas reprodutivas das baleias e as rotas comerciais marítimas. “A redução do risco só é possível com o comprometimento de empresas e autoridades portuárias”, afirmou.

Alan Ribeiro, coordenador de Meio Ambiente da Vports, destacou que a ação reforça o compromisso ambiental do porto:

“A união de esforços com o Instituto Baleia Jubarte e a GWC é um passo importante para tornar o Porto de Vitória referência em sustentabilidade e segurança operacional”.

A expectativa é que outras instalações portuárias no país sigam o exemplo e adotem de forma voluntária práticas que conciliem o desenvolvimento econômico com a conservação da vida marinha.

Veja fotos das baleias-jubarte na região do Porto de Vitória:

*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.