Meio Ambiente

Seriema encontrada debilitada é devolvida à natureza em Alegre

O pássaro foi devolvido no mesmo lugar a pedido da comunidade, que apontou a ave como parceira de outra seriema que habita a região

Leitura: 2 Minutos
Seriema foi devolvida à natureza. Foto: Reprodução/Iema
Seriema foi devolvida à natureza. Foto: Reprodução/Iema

Uma seriema encontrada debilitada na região do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, em Alegre, no Caparaó do Espírito Santo, foi devolvida à natureza nesta quinta-feira (11). O animal foi solto no mesmo local em que foi achado.

O pássaro foi devolvido no mesmo lugar a pedido da comunidade, que apontou a ave como parceira de outra seriema que habita a região.

Veja o vídeo:

Quando foi encontrada, a seriema estava com inflamações no pé causadas por linhas presas, que provocaram uma compressão na pata, o que quase resultou em uma amputação.

Além disso, esses machucados ameaçam a própria sobrevivência do animal, que depende das patas para caminhar longas distâncias e capturar presas.

O gestor do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, Leoni Contaifer, explica que o encaminhamento de animais para reabilitação em centros especializados é importante para a conservação da fauna silvestre.

“O Parque, junto às demais instituições de meio ambiente, atua na facilitação dessa ação, transportando os animais até os centros onde serão reabilitados. Essa ação coletiva também atinge de forma positiva a sociedade, favorecendo o engajamento na conservação da natureza”, disse.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.