Vista aérea Praia da Costa
Praia da Costa, em Vila Velha. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Os capixabas e turistas estão curtindo o verão nesse feriado na Grande Vitória, mas é preciso ficar atento para aproveitar as praias com segurança. Na região são no mínimo 53 pontos próprios para banho.

balneabilidade é medida por cada município, que utiliza pontos espalhados pela orla da cidade. O objetivo é conferir se a presença de coliformes termotolerantes está abaixo do permitido pela legislação.

Vitória

Na capital capixaba são 18 praias próprias para banho que compreendem a Praia de Camburi, Praia do Canto, Praia de Santa Helena, Praia da Curva da Jurema, Ilha do Frade e Ilha do Boi.

Estão impróprias para banho um ponto da Praia de Camburi, na Av. Dante Michelini, na esquina com Rua Silvino Grecco; uma área da Praia do Canto, que fica a 80 metros antes da ponte da Ilha do Frade; Praia do Suá, ao lado da Capitania dos Portos; e Praia do Meio, embaixo da Terceira Ponte.

Além disso, outras quatro praias de Vitória estão interditadas, são elas: Praia de Camburi, no Canal de Camburi; Praia de Santo Antônio; Praia do Canal de Camburi (próximo a Ponte da Passagem) e Praia de Jesus de Nazareth.

Vila Velha

Na cidade canela-verde, 14 pontos estão próprios para banho. São eles: Praia do Bananal, Praia Secreta, Praia da Sereia (na Praia da Costa), Praia da Costa (Av. Champagnat), Praia de Itapuã, Praia de Itaparica I e II, Praia da Concha, Praia do Barrão, Praia dos Recifes, Lagoa Morada do Sol, Lagoa Grande e Praia da Ponta da Fruta I e II.

Por outro lado, três locais estão impróprios, que compreendem Praia da Barrinha, Prainha e Praia do Ribeiro.

Serra

O município da Serra tem 21 áreas próprias para banho: Costa Bela, Capuba, a maioria dos pontos da Praia de Jacaraípe, Foz Córrego Laripe, Manguinhos, Bicanga, Balneário de Carapebus, Lagoa Carapebus e Nova Almeida II.

Rio Guaxindiba, Córrego Maringá, Foz do Irema, Nova Almeida I e Rio Reis Magos são pontos impróprios.

Guarapari

O Folha Vitória entrou em contato com a Prefeitura de Guarapari e, até a publicação desta reportagem, não obteve retorno. Assim que a reportagem tiver respostas, esta matéria será atualizada.

Ana Piontkowski *

Estagiária

Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e estagiária do Jornal Folha Vitória.

Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e estagiária do Jornal Folha Vitória.