
O deslizamento de parte de uma falésia interditou o acesso a uma praia em Marataízes, litoral do Espírito Santo, na manhã desta segunda-feira (22). Moradores relataram que ouviram um estrondo seguido de um tremor e, ao saírem de casa, se depararam com uma grande nuvem de poeira provocada pelo desmoronamento.
A Defesa Civil de Marataízes informou que equipes seguem monitorando diariamente a região para evitar novos incidentes. Até o momento, não há registro de feridos.
Este é o segundo deslizamento de grandes proporções registrado neste ano na região. A quantidade de barro que desceu da falésia bloqueou a passagem, obrigando a interdição imediata da praia.
Veja como ficou:
De acordo com informações da Defesa Civil, as falésias são formações geológicas naturalmente instáveis e estão em constante processo de erosão regressiva. Esse processo é evidenciado pela presença de voçorocas, ravinas e massas acumuladas na base da encosta, indicando a fragilidade do local.
Veja imagens do local

A área atingida possui grande valor como patrimônio geológico, já que guarda registros sedimentares do Grupo Barreiras, conjunto de rochas formadas há cerca de 20 milhões de anos, no período Mioceno.
A Prefeitura de Marataízes foi procurada, mas não respondeu até a publicação desta matéria.